UCPel recebe o Tribunal de Justiça em Sessão Didática de Julgamento
03.11.2008 | 00:00
Um julgamento de processos reais, com direito à interação com os membros do colegiado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Esta é a proposta que chega à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no próximo dia 07, às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera. Estudantes de Direito, profissionais e demais convidados terão a oportunidade de acompanhar, de perto, de uma sessão de julgamento sintonizada com o aprendizado. A Católica recebe a Sessão Didática da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
De acordo com a coordenadora da Assistência Judiciária da UCPel, Martha Branco Araújo de Faria Santos, há aproximadamente 10 anos o Tribunal de Justiça esteve na UCPel pela última vez. E agora retorna para trazer aos alunos o julgamento de processos reais de Pelotas, na área de Direito de Família e Sucessão, aberto à participação e questionamentos. “Vai aliar teoria e prática. Os estudantes verão como funciona um julgamento de segundo grau [revisão da decisão do juiz do local que originou a ação]”, destacou.
A composição da 8ª Câmara Cível conta com os desembargadores Rui Portanova (presidente), José Ataídes Siqueira Trindade e Alzir Felippe Schmitz. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, sem taxa de inscrição.
Como funciona
Na sessão, serão julgados processos reais, cujos relatórios estarão disponíveis a toda comunidade acadêmica no Serviço de Assistência Judiciária da UCPel. Após a análise e estudo dos processos e julgamentos proferidos pela Câmara, os participantes poderão interagir com os membros do colegiado, questionando, por exemplo, os motivos que fundamentaram as decisões.