/ Notícias / UCPel recebe o Tchelinux 2019 no dia 24 de agosto
UCPel recebe o Tchelinux 2019 no dia 24 de agosto

O grupo de usuários do Software Livre Linux promove, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o evento Tchelinux 2019 Pelotas. O encontro ocorrerá no dia 24 de agosto, a partir das 8h da manhã, e ofertará 29 palestras gratuitas. As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível aqui.

Presente na vida e na rotina de muitas pessoas, o software é denominado como uma sequência de instruções, que devem ser interpretadas pelo computador para a execução de  tarefas, mas ainda há dificuldade por parte dos usuários em reconhecer as etapas do processo. Por isso, o Tchelinux busca trazer conhecimento mínimo a respeito dos programas que utilizamos no dia a dia.

A programação, que já está disponível no site do evento, é classificada nos níveis intermediário e principiante, contando com 29 palestras ao longo do dia. O destaque fica a cargo do encontro intitulado “Keynote: 25 anos de Linux na UCPel”, que aborda os 25 anos de uso de softwares livres por parte da UCPel, e será ministrada pelo professor do curso de Engenharia de Computação, Adenauer Yamin, e pelo egresso, Fábio Leite.

O evento, que está em sua terceira edição na UCPel, busca promover a efetiva utilização do software livre na comunidade, oportunizando o contato com profissionais da região. Devido a isso, a organização do Tchelinux buscou diversificar as palestras. “A pessoa que vem ao evento pode escolher o tema de maior interesse. Ela não vai fazer tudo, vai se especializar em uma área”, explica Adenauer.

Mesmo com entrada franca, os organizadores pedem a doação de 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) a cada participante do evento. Os alimentos serão doados a instituições parceiras da região. O Campus I da UCPel fica localizado na rua Gonçalves Chaves, 373.

Redação: Kerolin Lulhier