/ Notícias / UCPel recebe nova visita da Medical Valley
UCPel recebe nova visita da Medical Valley
17.03.2016 | 14:16 | #institucional
UCPel recebe nova visita da Medical Valley
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, nesta terça-feira (15), uma nova visita do diretor executivo do cluster alemão Medical Valley, Tobias Zobel. A agenda dá continuidade a uma aproximação que foi feita em agosto, quando o dirigente esteve conhecendo uma série de locais para identificar potenciais.

Zobel foi recebido pelo reitor, José Carlos Bachettini Júnior, quando falaram sobre os diferenciais competitivos da Universidade, que incluem agilidade na elaboração de projetos e um hospital de ensino com mais de 200 mil atendimentos ao ano.

Na ocasião, o diretor solicitou à Universidade a elaboração de um mapa de competências, apontando focos de trabalho e estudos que pode propor. Também há intenção de estímulo à parceria para criação de startups no Rio Grande do Sul, aproximando a tecnologia alemã e estimulando alunos a empreender.

Participaram da reunião a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, os pesquisadores do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Sérgio Almeida e Eduardo Costa, e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, Gabriele Ghisleni. Zobel esteve acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima.

Saúde e tecnologia
O Medical Valley é um complexo de engenharia, pesquisa e serviço em tecnologia médica. O desenvolvimento do cluster começou há 15 anos, em tempos de crise, em uma região com a maior dívida per capita na Alemanha. Naquela oportunidade, se vislumbrou a possibilidade de criar novos projetos e investimentos. Hoje, mais de 500 empresas trabalham na área de engenharia biomédica e 43% das patentes em saúde e diagnóstico do país são oriundas do Medical Valley. Como estratégia, o grupo pretende trazer sua cultura e infraestrutura para outros países, a exemplo do que já fazem nos Estados Unidos e na China.