/ Notícias / UCPel recebe livros que pertenciam à antiga moradora do prédio da Reitoria
UCPel recebe livros que pertenciam à antiga moradora do prédio da Reitoria
19.04.2013 | 17:41 | #institucional
UCPel recebe livros que pertenciam à antiga moradora do prédio da Reitoria
Durante a infância, a professora Norma Corrêa Meyer Sant'Anna viveu no prédio que hoje abriga a Reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Agora, quase dois anos após seu falecimento, seus mais de mil livros voltarão à terra onde ela viveu dias de sua juventude: seus filhos doarão o acervo à UCPel. Nesta segunda-feira (22), sua filha Beatriz Corrêa Meyer Sant'Anna, e sua neta, Ana Cláudia Sant'Anna, estarão na Universidade para fazer a entrega simbólica das obras.

Irmã mais nova da jurista Gilda Russomano, Norma formou-se em Letras Anglo-Germânicas no Rio de Janeiro. Era estudiosa das áreas de literatura, teoria literária e inglês. Uma de suas teses tinha enfoque no romance policial americano e, em sua biblioteca, estão inúmeros exemplares de Agatha Christie e Edgar Allan Poe. Foi professora de inglês e francês durante muitos anos. Morava em Brasília desde o início da construção da cidade.

Conforme conta a filha, seu acervo somou 61 caixas e tem mais de mil exemplares. "Me pareceu que o mais indicado era que os livros ficassem na Universidade. Há essa ligação com o lugar. Acredito que ela iria gostar", disse.

Integrante da família Maciel - sua mãe era Dolores Antunes Maciel -, Norma costumava visitar Pelotas na companhia da tia Carmen Maciel Braga. Em suas recordações, falava para a família, inclusive, a respeito da capelinha que fica no jardim do prédio da Reitoria.

"Isso fecha um ciclo. É um retorno às origens. Fiquei contente pelo fato de a Universidade receber o acervo", afirmou Beatriz.

A cerimônia de entrega dos livros ocorrerá às 17h, no Salão de Atos da Reitoria.