/ Notícias / UCPel recebe jornalista de Zero Hora
UCPel recebe jornalista de Zero Hora
29.04.2015 | 19:07 | #jornalismo
UCPel recebe jornalista de Zero Hora
O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi escolhido pelo jornal Zero Hora (ZH) para sediar a palestra de seu coordenador de produção, jornalista Rodrigo Lopes. O encontro, que também será destinado para acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorrerá no dia 04 de maio, às 19h, no Espaço Multiuso do Campus II.

Esta será a sétima edição do evento Palestras ZH, que visitará outras 23 faculdades de jornalismo do Estado. O principal objetivo é levar os profissionais da publicação para participar de um bate-papo com os estudantes, além de também contribuir para fortalecer o caminho entre a universidade e o mercado de trabalho. Neste ano, os palestrantes da ZH irão apresentar o estudo intitulado The Communication (R)Evolution, encomendado pelo Grupo RBS para apontar alguns questionamentos sobre o futuro da comunicação.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da UCPel, professor Marcus Spohr, receber o jornalista Rodrigo Lopes representará um enorme aprendizado para os acadêmicos da Instituição, haja vista a experiência que o convidado possui em veículos como TV, rádio, web e impresso. “A experiência dele vale muito. Ele já passou por muitas plataformas de comunicação e isso agrega valor aos nossos alunos e ao curso, principalmente porque ele estará dentro da ‘sala de aula’ que convivemos todos os dias", disse.

Palestrante
Rodrigo Lopes é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem especialização em Jornalismo Ambiental, pelo International Institute for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. É autor do livro Guerras e Tormentas, finalista do Prêmio Jabuti, onde conta bastidores de 14 reportagens internacionais que realizou na carreira.

Rodrigo trabalha no Grupo RBS há 19 anos, onde atuou como repórter, apresentador, colunista, editor de Mundo, de Geral e de Capa. Atualmente, é coordenador de produção de ZH. Em 2003, recebeu o Prêmio Rey de España de Jornalismo, o maior prêmio de imprensa em língua portuguesa e espanhola, das mãos do Rei Juan Carlos, em Madri.

Foto: Lívia Stumpf