/ Notícias / UCPel recebe ícone de Nossa Senhora da Sabedoria
UCPel recebe ícone de Nossa Senhora da Sabedoria
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe, nos próximos dias, a visita do ícone de Nossa Senhora Sapientiae - Nossa Senhora da Sabedoria. O mosaico, que viajou todos os continentes, neste ano percorrerá as universidades católicas de todo o Brasil, como preparação para o Congresso Mundial das Universidades Católicas e para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrem em julho. Em Pelotas, ela estará de 21 a 25 de junho.

O ícone percorrerá o Campus I, Campus II, Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Como permanecerá na cidade durante um final de semana, o ícone passará também pela Catedral São Francisco de Paula, pela paróquia Sagrado Coração de Jesus - em cujo território geográfico se localiza a UCPel - e pelo Santuário de Adoração. Essas três igrejas possuem localização central e permitem amplo acesso da comunidade cristã, particularmente a juventude universitária. O ícone visitará igualmente o seminário São Francisco de Paula e o Instituto de Teologia Paulo VI.

Em cada um dos referidos locais por onde passará, o ícone será acolhido com momentos de oração e/ou celebração eucarística (Missa).

A peregrinação desse símbolo se encerra, em Pelotas, no dia 25, quando a UCPel repassará o ícone para representantes do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), de Santa Maria.

Ícone
O ícone de Nossa Senhora da Sabedoria é uma obra do artista esloveno e Padre Jesuíta Marko Rupnik, que retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo. Abençoado pelo beato João Paulo II durante o Jubileu das Universidades, realizado em Roma no ano de 2000, o ícone foi doado às universidades católicas do mundo e é a primeira vez que vem ao Brasil. A peregrinação de Nossa Senhora da Sabedoria pelas Universidades busca incentivar as ações missionárias e atividades diversas em vista da evangelização da comunidade acadêmica: orações, celebrações, revestidas da arte e da beleza do ícone, que contribuirão para unificar a busca da verdade e do conhecimento de todos aqueles que no universo acadêmico vivenciam essa caminhada.

Roteiro

Dia 21, sexta-feira
17h - Chegada do ícone no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, nº 373)
17h30min - Montagem do ícone
18h30min - Acolhida (momento de oração e reflexão, exposição do ícone no saguão)

Dia 22, sábado
09h30min - Acolhida ao ícone no Santuário de Adoração (Rua Sete de Setembro, nº 145)
17h - Missa

Dia 23, domingo
10h - Acolhida do ícone na Catedral São Francisco de Paula (Praça José Bonifácio, nº 15)
10h30min - Missa na Catedral
19h - Acolhida ao ícone e Missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rua Gomes Carneiro, nº 1.319)

Dia 24, segunda-feira
10h15min - Acolhida ao ícone e Missa no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, da UCPel (Avenida Fernando Osório, nº 1.586)
15h - Acolhida ao ícone e Missa na capela do Campus II da UCPel (Rua Almirante Barroso, nº 1.202)
18h - Missa na capela do Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, nº 373)
20h - Acolhida ao ícone e momento de oração no Seminário São Francisco de Paula / Instituto de Teologia Paulo VI (Avenida Dom Joaquim, nº 1.458)

Dia 25, terça-feira
08h - Oração e reflexão no Seminário São Francisco de Paula / Instituto de Teologia Paulo VI
09h - Acolhida do ícone no Hospital Universitário São Francisco de Paula (rua Marechal Deodoro, nº 1.123)
10h30min - Missa na capela do Hospital
12h - Solenidade de entrega do ícone para o Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), de Santa Maria, com presença do arcebispo e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann - Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, nº 373).
12h30min - Almoço com representantes da UNIFRA e da UCPel