/ Notícias / UCPel recebe dermatologistas para treinamento sobre doenças dermatológicas complexas
17.08.2023 | 17:26 | #medicina
UCPel recebe dermatologistas para treinamento sobre doenças dermatológicas complexas Médicos Thiago Willers e Rodrigo Duquia

A equipe de dermatologia do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe dois profissionais que são referências no estado para um evento de treinamento no dia 25 de agosto. O dermatologista e vice-chefe da Santa Casa de Porto Alegre, Rodrigo Duquia, e o reumatologista preceptor do ambulatório de Reumatologia da Santa Casa de Porto Alegre, Thiago Willers, falarão sobre doenças complexas em pacientes graves e novas possibilidades terapêuticas para dermatologistas convidados em Pelotas.

Responsáveis pelo evento, os professores do curso de Medicina da UCPel, Ralph Vighi da Rosa e Joice Goebel, explicam que a presença dos convidados deve qualificar os atendimentos na região. “Um ambulatório como a Santa Casa de Porto Alegre atende um grande volume de pacientes por mês. Dessa forma, temos sempre algo para aprender com esses profissionais, pois a experiência deles é vasta em casos graves”, explica Rosa.

Durante a atividade, pacientes com doenças dermatológicas graves atendidos no Campus da Saúde via Sistema Único de Saúde (SUS) serão atendidos pelos convidados e terão os seus casos discutidos pelo grupo de dermatologistas. Da mesma forma, acredita Rosa, pacientes atendidos nos ambulatórios e também em consultórios ganharão com a qualificação dos médicos dermatologistas da região.

De acordo com o docente da UCPel, o evento é inovador por trazer para a região sul uma qualificação formadora desta especialidade. O treinamento será teórico e prático, destinado a dermatologistas convidados. Em 2024, a intenção será realizar o curso em um novo espaço para ampliar o acesso a interessados.

2º  Jornada Dermatologia

O treinamento precede a realização da 2ª Jornada de Dermatologia, programada para sábado (26). A programação conta com oito palestras, incluindo a do dermatologista Rodrigo Duquia e a do reumatologista Thiago Willers.

A jornada tem como objetivo mostrar diferentes perspectivas das áreas que abrangem a dermatologia com médicos atuantes na área a fim de despertar a curiosidade sobre o tema entre os estudantes. As abordagens são diversas, incluindo a dermatologia no ambiente hospitalar, anticorpos monoclonais, a reumatologia na dermatologia, entre outros.

Inscrições para participação na jornada devem ser feitas pelo formulário. Confira a programação:

Sábado (26)

08h às 17h - Segunda Jornada de Dermatologia UCPel: Dermatologia além da pele - Dr. Ralph Vighi Da Rosa, Dra. Joice Goebel e Dra. Daiana Canabarro

08h às 08h20 - Abertura da manhã

08h20 às 09h - Dermatologia no ambiente hospitalar - Dra. Débora Sartori

09h às 09h15 - Sorteio de brindes dos patrocinadores

09h15 às 09h55 - Anticorpos monoclonais: uso no diagnóstico e tratamento - Dr. Hiram Laranjeira

09h55 às 10h25 - Intervalo com coffee break

10h25 às 11h05 - Imunobiológicos na psoríase - Dr. Rodrigo Duquia

11h05 às 11h15 - Sorteio de brindes dos patrocinadores

11h15 às 11h55 - Noções básicas de reumatologia na dermatologia - Dr. Thiago Willers

11h55 às 13h - Intervalo