/ Notícias / UCPel recebe Conferência Livre nesta sexta-feira
UCPel recebe Conferência Livre nesta sexta-feira
13.04.2023 | 10:15 | #servico-social
UCPel recebe Conferência Livre nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 14 de maio, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorre a Conferência Livre “Terra, Povos Originários, Comunidades Quilombolas e Direitos Humanos”. O evento debaterá o direito de existir e respeitar o modo de vida dos povos e comunidades tradicionais que vivem na Zona Sul do Estado. O encontro ocorre no Campus I da universidade, na sala 407 C, das 14h às 17h.

Rodrigo de Medeiros, conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS) e ouvidor da Defensoria Pública, confirmou presença na Conferência. “Ouvir e compreender as necessidades das pessoas que moram no campo é fundamental para pensar em conjunto políticas públicas de direitos humanos que garantam a dignidade de todas e todos, com respeito ao seu modo de vida”, destacou.

A iniciativa é proposta em parceria pelo CEDH-RS, Cáritas-RS, Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, Acesso – Cidadania e Direitos Humanos, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Avesol, Fórum Justiça, Ouvidoria da Defensoria Pública, Movimento Sem-Terra (MST), Serviço Social da UCPel, Grupo de Estudos em Política Migratória e Direitos Humanos (Gemigra), Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental/Observatório dos Conflitos da Cidade da UCPel (GEP) e Emater RS.

VI Conferência Estadual de Direitos Humanos

Prevista para acontecer em 2020, mas adiada devido às restrições sanitárias da pandemia, a VI Conferência Estadual de Direitos Humanos: Nenhum Direito a Menos! – Desafios para a promoção e garantia dos direitos humanos no Rio Grande do Sul, será realizada nos dias 26 e 27 de maio deste ano, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.

Com o desafio de avaliar e direcionar o conjunto das políticas de direitos humanos do Rio Grande do Sul para o próximo período, a Conferência de Direitos Humanos tem como eixos norteadores: a) Interação Democrática; b) Desenvolvimento e Direitos Humanos; c) Universalização dos Direitos; d) Acesso à Justiça e Combate às Violências; e) Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Serviço:

– Conferência Livre: Terra, Povos Originários, Comunidades Quilombolas e Direitos Humanos
– Data: sexta-feira, 14 de abril, das 14h às 17h
– Local: UCPel, rua Gonçalves Chaves, 373 – sala 407 C