/ Notícias / UCPel recebe conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do INEP
03.04.2024 | 14:17 | #institucional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avaliou 1.998 instituições de educação superior, sendo públicas e privadas. Segundo o levantamento, 27,7% das instituições (554) tiveram o melhor desempenho, ficando entre as faixas 4 e 5 do indicador, e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está entre elas, com resultado 4, portanto, está entre as instituições de ensino superior com os melhores resultados!

Conforme a pró-reitora acadêmica, professora Moema Chatkin, são analisados diversos critérios que envolvem o esforço coletivo de docentes, técnico administrativos e discentes, que se mostraram excelentes em vários indicadores relacionados à organização didático pegadagógica e à infraestrutura, por exemplo. “O resultado é oriundo do esforço articulado entre  administração, colegiados, e dos excelentes programas de pós- graduação na última avaliação da CAPESl. As ações do planejamento estratégico revisadas a cada ano e que acompanham o processo educacional são fundamentais para que os resultados sejam alcançados”, avalia.

As notas 4 e 5 são consideradas excelentes. O IGC é um indicador construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

O IGC corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação, e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Redação Marcela Santos