Na próxima segunda-feira (30), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O tema do encontro será a apresentação de uma nova plataforma que visa integrar as instituições de ensino sem fins lucrativos da Região Sul e os setores público e privado.
O projeto, que está sendo desenvolvido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e a Comung, tem sido apresentado nas instituições que integram o consórcio e promete potencializar as iniciativas desenvolvidas dentro das universidades que compõem o Comung.
Além da visita à universidade, que será conduzida pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, a secretária executiva da Comung Jaira Puppim e demais integrantes do consórcio também irão apresentar o projeto na Câmara Municipal de Pelotas.
A comitiva deve se reunir com a prefeita Paula Mascarenhas e representantes da Aliança Pelotas, para que possam entender as relações locais e mapear o caráter inovador da região.
Ao ser concluída, a plataforma de integração que está sendo desenvolvida irá possibilitar a aproximação entre o primeiro, segundo e terceiro setor, assim como facilitar o conhecimento de pesquisas desenvolvidas dentro das universidades comunitárias da região sul, diagnosticando e fomentando iniciativas de inovação dentro desses espaços.
De acordo com o coordenador da EDR, Fábio Castro Neves, a plataforma é também uma oportunidade de unir e potencializar ainda mais as atividades desenvolvidas dentro da UCPel e demais universidades que fazem parte da Comung.
Ainda conforme o coordenador, a ferramenta vai possibilitar que a UCPel continue compartilhando conhecimento científico junto à comunidade.
Sendo o maior consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, a Comung está desde 1996 representando uma rede de Educação, Ciência e Tecnologia, abrangendo quase todos os municípios da região sul.
Formado por 14 instituições de Ensino sem fins lucrativos que prestam serviço relevante a suas comunidades, o Comung tem como objetivo fomentar a inovação dentro das universidades comunitárias, que são aquelas que não têm finalidades lucrativas e reinvestem seus resultados na atividade educacional.
Além disso, o Comung possibilita que as instituições pertencentes beneficiem estudantes com bolsas e financiamentos, tornando o conhecimento desenvolvido dentro do espaço acadêmico mais acessível para as comunidades que estão inseridas.
Redação: Lizandra Vilela