/ Notícias / UCPel recebe a maquete do primeiro bairro sustentável do Sul do Brasil
UCPel recebe a maquete do primeiro bairro sustentável do Sul do Brasil
28.08.2015 | 16:37 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel recebe a maquete do primeiro bairro sustentável do Sul do Brasil
São poucos os que passam pelo saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sem reparar na beleza e precisão de detalhes da maquete do bairro Quartier, considerado o primeiro bairro sustentável do Sul do Brasil. Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo estão utilizando o material para a construção de referenciais de urbanismo que compõem disciplinas curriculares. 

O bairro Quartier, projeto do Escritório Jaime Lerner e em desenvolvimento pela Joal Teitelbaum e Terralune Participações, conta também com a assessoria de arquitetura da professora da UCPel, Singoala Miranda. O grande diferencial da proposta do bairro é seu modelo baseado no Novo Urbanismo, criado para garantir o bem-estar dos cidadãos. 

E esta foi uma das questões trabalhadas pela professora Joseane Almeida com os acadêmicos das disciplinas de Projeto Urbano I, II, III e Planejamento Urbano Regional. Um dos diferenciais do projeto, conforme a professora Joseane, é sua relação com a cidade por manter todas as ruas públicas e ligações com a malha viária já existente. “Para o município esse tipo de parcelamento de solo é muito positivo e bem-vindo, visto que a maioria dos últimos empreendimentos residenciais lançados foram fechados”, avalia.

De acordo com Joseane, a cidade cresce principalmente a partir de investimentos privados e o que vinha predominando em Pelotas eram construções de condomínios com o acesso de pessoas e de veículos restritos. “Condomínios construídos desta forma acabam contribuindo para a sensação de insegurança porque tornam as ruas apenas de passagem”, comenta. 

Próximo à localização futura do bairro Quartier existem empreendimentos de habitação social que foram construídos de forma fechada e, segundo Joseane, os moradores destas localidades acabaram sentindo falta de infraestrutura ao redor. “Com a ida do Quartier para esta região é provável que os moradores de outros residenciais fechados acabem se beneficiando com a rede de comércios e serviços que deverão ser disponibilizados”, diz. Outro ponto destacado por ela é que empreendimentos abertos facilitam a conexão social entre pessoas.    

Novo conceito
O bairro Quartier contará com área de 30 hectares e potencial construtivo de 400 mil metros quadrados de área construída para moradia, comércio e lazer. Desse espaço, dez hectares serão destinados ao Parque Quartier, uma área verde e de preservação que poderá ser aproveitada por toda a população de Pelotas, assim como todo o bairro. Além de eficiência energética, preservação ambiental, design inteligente e baixa emissão de carbono a ideia do espaço é que tudo possa ser feito a pé ou de bicicleta.

A localização do Quartier será no prolongamento da rua Joaquim Oliveira, entre a José Jacob Bainy e a avenida Fernando Osório, no bairro Três Vendas. Conforme a professora Singoala, que também integra a equipe técnica do projeto, as obras devem iniciar assim que a liberação de licença de instalação seja emitida.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?