O tema de um dos mais tradicionais eventos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) não poderia ser mais oportuno - “(RE)encontros: novos caminhos da Medicina”. Comemorando a retomada, depois de dois anos sem ser realizado devido a pandemia de Covid-19, o Congresso da Medicina chega a 21ª edição. Dessa vez o evento, que ocorre entre 17 e 21 de outubro, terá o formato híbrido.
Dividido em dois momentos - palestras no auditório Dom Antônio Zattera, e minicursos no centro acadêmico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o congresso inova ao poder ser acompanhado de forma remota. As exposições realizadas no auditório da universidade serão presenciais com transmissão online.
Para o pró-reitor Acadêmico, professor Ezequiel Megiato, o XXI Congresso da Medicina é uma atividade que “ajuda a confirmar a relevância cada vez maior do curso, tanto de forma acadêmica quanto assistencial”, diz ao destacar a retomada do evento no mesmo ano em que a graduação completa seis décadas de existência.
Historicamente organizado pelos alunos dos últimos anos da Medicina, em 2022 uma comissão de 29 estudantes é responsável pelo evento. A aluna Mariana Ramos, presidente do Congresso, explica que a proposta dessa edição é promover a atualização em várias áreas médicas.”Organizamos de maneira com que os colegas do 1° ao 6° ano da graduação possam compreender os assuntos e debater os temas propostos durante o evento”, afirma. Os alunos estão sob a orientação do coordenador do curso, professor Cayo Lopes, da professora Mariana Bonati de Matos e do professor Marcos Razzera. “Esse congresso presencial vai oportunizar aos nossos alunos um reencontro com a academia, com a ciência, com a pesquisa, e também que se identifiquem, ainda mais, com o curso de Medicina da Católica de Pelotas”, diz Lopes.
Os interessados em participar ainda podem se inscrever. Basta acessar o link no perfil do XXI Congresso da Medicina da UCPel no Instagram (@congressomeducpel), onde também é possível conferir a programação do evento.
Redação: Alessandra Senna