/ Notícias / UCPel realiza Vestibular de Verão 2016
UCPel realiza Vestibular de Verão 2016
22.11.2015 | 14:54 | #vestibular
UCPel realiza Vestibular de Verão 2016
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou, neste domingo (22), seu Vestibular de Verão 2016. Foram mais de mil vagas distribuídas em 23 cursos de graduação. O processo transcorreu com normalidade e a abstenção foi de 9,5%.

O processo seletivo constava de 50 questões objetivas de múltipla escolha e uma dissertação. Os candidatos puderam escolher entre três temas: alterações climáticas ameaçando o acesso das pessoas aos alimentos no longo prazo, uma segunda chance para animais abandonados e aumento da criminalidade.

Mariana Schneider, 17 anos, tentava uma vaga para Arquitetura e Urbanismo e considerou a prova boa. Para ela, a melhor etapa do processo seletivo foi a redação. "Tivemos opções e liberdade", disse. O candidato de Medicina Luís Otávio Colares, 20 anos, julgou a prova acessível. Em sua avaliação, as questões de inglês foram as de melhor resolução, enquanto as de história seriam as mais difíceis.

Conforme o coordenador da Comissão Permanente do Processo Seletivo, professor Fabian Primo, o processo foi tranquilo, porém com alguns atendimentos médicos, rapidamente efetuados pela equipe da Unimed e dos cursos de Enfermagem e Medicina.

A pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, destacou que a Universidade vem se preparando com bastante antecedência para o momento do processo seletivo. Ao mesmo tempo, também foi preparado um espaço especial para acolher os familiares dos candidatos que aguardavam pelo término da prova. "É uma oportunidade para conhecerem a Universidade e acompanhar com conforto seus filhos nesse momento tão especial que é decisivo para a profissão", disse.

O espaço foi montado no Auditório Zattera, onde os familiares puderam ter acesso a café, suco, erva-mate e água quente, além de receberem informações sobre a estrutura da UCPel, possibilidades de financiamento junto aos parceiros bancários, a Bolsa Dom Antônio Zattera e outras oportunidades oferecidas pela Universidade, como os projetos em parceria com o Sebrae. O capelão, padre Martinho Lenz, propôs um momento de reflexão. Os coordenadores de cursos também estavam presentes e tiraram dúvidas.

Vindo de Soledade, o casal Gilberto e Rossana Piazza aguardava a filha Isadora, 20 anos, que prestava a prova para Medicina. "De todas as universidades em que fui acompanhar minha filha, é a primeira que tem esse acolhimento para os pais e familiares. É muito interessante", disse ela.

Edegar Jorge, 78 anos, esperava o neto Luís Felipe, de 16, que fazia seu primeiro processo seletivo para Medicina. O rapaz mora em Dom Pedrito e ficou hospedado na casa do avô, que vive no Laranjal. "Esse espaço foi muito bem pensado e elaborado", elogiou.

Os cursos mais disputados do Vestibular de Verão 2016 foram Medicina (com 22,2 candidatos por vaga), seguido por Odontologia (4,6 candidatos por vaga), Direito - Manhã (3,7), Psicologia (2,8) e Arquitetura (2,6).

Os aprovados serão conhecidos no dia 28 de novembro. A entrega de documentação e matrícula do curso de Medicina  será no dia 1º de dezembro e, dos demais cursos, no dia 08 de dezembro.