/ Notícias / UCPel realiza teste que identifica as 40 principais substâncias causadoras de Dermatite de Contato Alérgica no mundo
UCPel realiza teste que identifica as 40 principais substâncias causadoras de Dermatite de Contato Alérgica no mundo
14.12.2023 | 10:51 | #medicina
UCPel realiza teste que identifica as 40 principais substâncias causadoras de Dermatite de Contato Alérgica no mundo

A equipe de Dermatologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) juntamente com alunos da Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderma) e o professor Ralph Rosa estão realizando testes com as 40 substâncias que mais causam dermatite de contato alérgica no mundo. 

O teste, conforme informa Rosa, é de difícil acesso, sendo realizado apenas em grandes centros do país. “É um exame de valor elevado e que mesmo assim temos dificuldade de encontrar inclusive no particular, pois raros dermatologistas sabem aplicá-lo com treinamento correto.” relata. 

O projeto está em andamento desde abril e tem a expectativa de manutenção por mais um ano, com aplicações semanais e duas leituras do mesmo paciente na mesma semana (os atendimentos ocorrem às segundas, quartas e sextas). Professores e alunos realizam o projeto de forma não remunerada. 

“Os pacientes saem ganhando por terem acesso a um exame caro, de alta importância para sua doença e os alunos ganham com uma experiência já na graduação que somente teriam caso chegassem a uma residência de Dermatologia, mesmo assim com acesso bem limitado.’’ comenta o professor. 

Além de Rosa, o projeto também é coordenado pelos professores do curso de Dermatologia Hiram Larangeira de Almeida e Joice Brião Göebel Pinto. 

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação inflamatória produzida por agentes externos que entram em contato com a pele, geralmente por contato direto, embora também possa ser desencadeada por contato indireto, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Geralmente é classificada como dermatite alérgica de contato e dermatite irritante, embora ambos os mecanismos possam coexistir. 

Em caso de suspeita de dermatite alérgica de contacto, o médico realiza exames com as substâncias que mais frequentemente causam alergias (bateria standard) e que variam conforme o país onde são realizados. Existem baterias mais específicas em relação ao trabalho do paciente (cabeleireiro, agricultura, calçado...) ou medicamentos suspeitos (corticosteroides, anti-inflamatórios, anestésicos locais, etc.).

redação: Pedro Vargas

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?