/ Notícias / UCPel realiza seu Vestibular de Verão 2014
UCPel realiza seu Vestibular de Verão 2014
24.11.2013 | 15:04 | #vestibular
UCPel realiza seu Vestibular de Verão 2014
Aproximadamente quatro mil candidatos estiveram reunidos para tentar uma vaga no Vestibular de Verão 2014 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) neste domingo (24). Foram 50 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os cursos mais concorridos foram Medicina, Odontologia, Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo. A abstenção foi de 8,9%.

Para o candidato de Medicina Gabriel Tomazelli, 19, de Bento Gonçalves, a prova estava média: nem tão fácil mas também nem tão difícil. "Dava para fazer, mas requeria conhecimento do candidato", avaliou. Segundo ele, a Biologia foi o assunto mais puxado, mas as opções de temas para redação foram aprovados. Agora, os planos para quem veio de longe eram o merecido descanso. "Quero dormir", contou, bem-humorado.

Para redação, os candidatos puderam escolher entre atenção à gordura trans; uma reflexão de Molière sobre tolos e sábios; e a organização e a disciplina da infância que se refletem no comportamento adulto.

Também na disputa por uma vaga para Medicina, a paraense Juliana de Freitas, 21, não considerou a prova difícil, apontando Português e Literatura como as áreas mais acessíveis. "Vamos esperar o resultado", disse, sobre as expectativas.

Para os familiares que estiveram acompanhando os vestibulandos, um espaço especial foi montado no Auditório Dom Antônio Zattera. Mensagem e oração trazidas pela Capelania da Universidade, apresentação dos coordenadores de curso - que se colocaram à disposição para conversar e tirar dúvidas -, suco, café, chimarrão, biscoitos e massoterapia, feita pelos acadêmicos de Fisioterapia, deram um toque especial para relaxar aqueles que ficam na expectativa junto com os vestibulandos. "É uma maravilha para descansar", contou a comerciante de Rio Grande Marta Munhoz, 50, que acompanhava a filha.

O professor Valdemir Roepke, 50, veio de Santo Ângelo junto com o filho, que prestava na UCPel seu primeiro vestibular. O rapaz formou-se no ensino médio na sexta-feira anterior à prova e a Católica deverá ser a única Universidade para a qual prestará a prova. "Ele veio de uma escola marista e esperamos que ele venha para cá. Hoje a UCPel além de formar profissionais trabalha com valores e ética. Não procuramos apenas o lado profissional, mas o humanismo, e estamos vendo isso aqui na prática", pontuou o pai, ao elogiar o entrosamento da equipe da Universidade para criar um ambiente confortável para os familiares.

Ponto também constatado pelo ex-professor da área de Comunicação da UCPel, Rudimar Baldissera, 47. Atualmente ministrando aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de acompanhar a filha, candidata a Medicina, ele também reviu amigos. Há 12 anos fora de Pelotas, ele relembrou aspectos do início de sua carreira docente e pôde constatar como a Instituição está hoje. "Posso ver o envolvimento de muita gente comprometida, tentando tornar leve um momento tenso para os familiares. Estão todos trabalhando aparentemente felizes", contou. De acordo com ele, a filha e os colegas disseram ter recebido, de diversas formas, todas as informações necessárias para participar do processo com tranquilidade. "Eles sabiam onde, quando e como deveriam estar para a prova", disse.

Segurança
Conforme a Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperps) a prova transcorreu com normalidade. Ações de segurança foram ampliadas neste ano, em respeito aos próprios candidatos, seguindo orientações da Polícia Civil, Polícia Federal e Brigada Militar. Por exemplo, os candidatos não puderam portar líquidos ou alimentos - a Universidade ofereceu água e barras de cereal aos vestibulandos. Outra medida foi que os candidatos deveriam estar com os cabelos presos e sem qualquer tipo de acessório, como anéis, brincos ou relógios.

Datas
Nesta terça-feira (26), o caderno de prova será disponibilizado no site do vestibular. A divulgação do resultado será feita no dia 04 de dezembro, pelo mesmo site e pela Rádio Universidade (AM 1.160 kHz).

A entrega de documentação e matrícula será nos dias 09 e 10, conforme o Manual do Candidato.