/ Notícias / UCPel realiza seu Vestibular de Verão 2013
UCPel realiza seu Vestibular de Verão 2013
02.12.2012 | 14:15 | #vestibular
UCPel realiza seu Vestibular de Verão 2013

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou neste domingo (2) o processo seletivo que é considerado o mais concorrido dos últimos tempos. Foram 4,9 mil inscritos e a abstenção foi de 7,8%.

Buscando uma colocação no curso de Medicina – que liderava as disputas, com 36 candidatos por vaga -, Janaína Pavanatto, 19, veio de Novo Cabrais, no centro do Estado. Tentando o Vestibular pela primeira vez em Pelotas, a candidata diz ter considerado a prova acessível. “Foi tranquila, não achei difícil”, avaliou, principalmente em relação às questões de história, biologia e português, e creditando à parte de matemática a maior dificuldade. Prova prestada, agora fica a expectativa. “Acho que dá certo. Temos que ser confiantes, sempre”, comentou.

Uma das novidades desse processo seletivo foi o espaço preparado exclusivamente para os familiares dos candidatos. Recebidos no Auditório Dom Antônio Zattera, eles puderam desfrutar de mesa de café da manhã, oração de acolhida, apresentação da Universidade, informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão, conversa com os coordenadores de curso e informações sobre bolsas e financiamentos.

Formada em Farmácia e Bioquímica pela UCPel há 22 anos, Noeli Amaral Gonçalves, 48, retornou à Católica para trazer a filha de 17, candidata ao curso de Medicina. A egressa, moradora de Bom Jesus, aprovou o espaço. “O acolhimento foi ótimo. Ouvimos música, rezamos. Isso fortalece”, disse.

Também aguardando pela filha de 16 anos, a empresária Lenilde Dal Santos, de Prudentópolis, no Paraná, comentou que a atividade mostrou cuidado e carinho. “Se a minha filha passar aqui (na UCPel), fico tranquila, porque sei que ela vai ser bem cuidada. Isso mostra o lado humano da Universidade”.

Avaliação
Os candidatos puderam escolher o tema da redação entre três opções: a visão como sentido mais requisitado na vida contemporânea, a mendicância como desafio para governos e legisladores e a frase de Friedrich Schiller “Um homem de valor pensa em si mesmo em último lugar”.

A pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, disse que o processo ocorreu com o apoio de uma série de pessoas motivadas para o sucesso do processo seletivo. “Todos se envolveram para acolher bem os candidatos”, comentou.

De acordo com ela, o diferencial deste Vestibular foi a recepção aos familiares, que puderam conhecer um pouco mais sobre a instituição onde seus candidatos poderão vir a estudar. “Todos os 26 cursos são de qualidade reconhecida e, além do ensino, os estudantes têm oportunidade de vivenciar pesquisa e atuação na comunidade”, destacou.

Esclarecimento
Para garantir a lisura do processo, a Universidade adotou medidas e procedimentos baseados nos exames de maior abrangência e rigorosidade aplicados no país, sempre articulada com as autoridades policiais. O sistema contou com o apoio de mais de 350 professores e funcionários treinados, o que proporcionou a identificação, desclassificação do processo e prisão de duas pessoas por falsidade ideológica. O caso já foi encaminhado para a Polícia Civil.

Próximos passos
O listão dos aprovados será liberado no dia 7, às 16h, pela Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz) e, após, no site ucpel.tche.br. A entrega de documentação e matrícula ocorrem nos dias 11 e 12, conforme o Manual do Candidato.

Confira aqui o Gabarito.