De 30 de agosto a 3 de setembro a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)da Universidade Católica de Pelotas (UCPel),promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Neste ano a iniciativa quer refletir sobre o impacto da pandemia na saúde dos trabalhadores.
A SIPAT contará com palestras virtuais de profissionais da saúde que irão abordar temas como a Covid no mundo, a fisioterapia como aliada na recuperação do infectado, saúde mental pós-Covid e os cuidados físicos e mentais durante a pandemia. Segundo a presidente da CIPA, Gabriele Chiesa Borba, a proposta da semana é, principalmente, conscientizar os colaboradores da universidade sobre a importância de evitar o contágio e a disseminação do vírus. “ Vamos ouvir os relatos de quem está na linha de frente, conhecer um pouco mais desses profissionais e entender a necessidade da prevenção ao vírus”, salienta Chiesa.
Além de profissionais da própria Católica, a SIPAT/2021 contará com a participação de duas fisioterapeutas que atuam em UTIs Covid em Anápolis, Goiás.Na oportunidade elas irão compartilhar a rotina de trabalho no tratamento de doentes infectados pelo coronavírus.
As palestras serão transmitidas via Google Meet para o público interno da UCPel.
14h - O cenário da Covid no mundo e os impactos no ambiente de trabalho
15h - Fisioterapia: uma das principais aliadas do mundo pandêmico
15h- A saúde mental do paciente e da família durante e pós Covid-19
15h- Conta comigo e conta contigo: a importância dos cuidados físicos e mentais em tempos de pandemia
Redação: Alessandra Senna