Foto: Divulgação
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) por meio do curso de Serviço Social, promoveu uma roda de conversa na Associação dos Moradores e Amigos do Nordeste de Pelotas (AMANPEL), no bairro Areal, com o tema "A importância da participação popular na política da saúde". O evento contou com a presença de moradores da comunidade, representantes do Conselho Municipal de Saúde e outros grupos organizados da região.
A dinâmica do encontro incluiu balões coloridos que representavam o Calendário do SUS, com informações sobre serviços de saúde disponíveis ao longo do ano. Os participantes compartilharam suas experiências e receberam uma lista atualizada dos serviços de saúde na região.
A roda de conversa também abordou os princípios do SUS, a importância da participação popular e como a comunidade pode exercer o controle social. A atividade foi conduzida pelas acadêmicas Bruna, Ivone, Letícia, Luíza, Tamara e Viviane, sob a orientação das professoras Vini Rabassa da Silva e Mara Rosange Medeiros.
Ao final, a direção do Conselho Municipal de Saúde convidou o grupo da UCPel para apresentar o trabalho em outros conselhos locais. A ação ainda fez alusão ao Setembro Amarelo, destacando a importância da participação cidadã na saúde pública.