/ Notícias / UCPel realiza regularização de moradias em Rio Grande
UCPel realiza regularização de moradias em Rio Grande
15.06.2023 | 17:37 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel realiza regularização de moradias em Rio Grande

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza atividades de regularização fundiária de terrenos e moradias da Vila Daer,  na cidade de Rio Grande. Cerca de 60 terrenos estão sendo regularizados na ação que acontece através de uma parceria firmada entre o Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social e o município. Mais de 200 pessoas serão beneficiadas pela ação.

A regularização fundiária é um processo que tem como objetivo legalizar a propriedade ou posse de áreas que estão ocupadas de maneira informal. Atuar em prol desta identificação e definição da propriedade ou direito de uso é um dos pilares do programa de extensão da UCPel e, conforme a professora Joseane Almeida, parcerias como esta são de grande valia para a sociedade. “Aproveitamos o conhecimento acadêmico para contribuir com a redução da desigualdade social”, avalia, “os moradores terão a segurança jurídica, a tranquilidade de saber que o imóvel é seu”, acrescenta.

Para os alunos a experiência também se torna muito importante — principalmente em relação ao futuro profissional. “Dificilmente teremos dentro da sala de aula ou em estágios essas vivências se não estivermos em projetos de extensão”, declara a extensionista Victoria Pieper. Fato complementado pelo professor Alexandre Maciel, “isso proporciona aos alunos uma noção de realidade diferente do que convivemos nos bancos escolares”.

Conheça o programa de extensão

O Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social, busca propiciar experiências práticas para os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. Formando profissionais responsáveis e atuantes no âmbito social, fornecendo retorno para a comunidade.

Outras atividades de regularização já foram feitas pelo projeto em cidades da região — recentemente foi entregue à prefeitura de Capão do Leão o trabalho realizado na Vila Maria. “Para as prefeituras, atividades como esta, são uma possibilidade de ampliar a atuação, somando com os quadros técnicos, às vezes insuficientes”, comenta Joseane.

Confira mais sobre a atividade no vídeo abaixo:

Vídeo: Leandro Lopes

Redação: Caroline Albaini