/ Notícias / UCPel realiza primeira semana dedicada aos pets
UCPel realiza primeira semana dedicada aos pets
22.09.2023 | 17:35 | #institucional
UCPel realiza primeira semana dedicada aos pets Pró-reitora administrativa da UCPel, Magda Westermann, fez o convite para participação. Foto: Leandro Lopes

Uma semana para curtir e celebrar os benefícios que os pets trazem à vida de seus tutores. Essa é a diretriz da Pet Week, uma ação promovida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Entre os dias 25 e 29 de setembro, o vínculo entre funcionários e seus animais de estimação será celebrado com diversas dinâmicas, incluindo uma visita dos seus pets. Uma feira de adoção, atividades educativas e uma campanha de arrecadação de itens para animais em necessidade também são destaques.

A ideia inédita na UCPel, faz parte da campanha Cores que Cuidam — projeto da Gestão de Pessoas da Universidade, que promoverá atividades referentes aos meses de prevenção e cuidado: setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul. A Pet Week, alusiva ao mês de setembro, visa trabalhar o elo de identificação entre tutores e seus mascotes, de modo a valorizar o diferencial que o convívio com animais de estimação proporciona à saúde mental.

Presentes em quase 140 milhões de lares brasileiros segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os animais de estimação já são considerados cientificamente como capazes de diminuir o estresse de seus companheiros humanos. Durante a pandemia, por exemplo, um levantamento publicado na revista “PLoS Oneuma”, revelou que uma maneira potencial de reduzir o estresse psicológico crescente durante os períodos de confinamento era ter um animal de estimação em casa.

A psicóloga e gerente de Gestão de Pessoas, Giule da Rosa, destaca que os pets são muitas vezes considerados membros da família. “Com essa ação, as pessoas poderão expor aqui dentro suas personalidades, suas vidas e suas famílias e isso também é saúde mental”, aponta. “Estamos reconhecendo que as pessoas têm uma vida fora do ambiente de trabalho e que ela precisa ser valorizada”, complementa.

Confira as atividades do Pet Week

No dia 25 setembro, conteúdos que relacionam o convívio com animais e o impacto na qualidade de vida serão divulgados. No dia 26, um compilado das histórias entre funcionários da UCPel e seus pets também será publicado internamente.

Uma campanha de arrecadação de ração, brinquedos, roupas, medicação e outros itens de necessidade de animais atendidos pelo Canil e pelo Gatil municipal acontecerá durante todo o dia 27. A atividade acontece em parceria com a Prefeitura de Pelotas e a Petshop Petland — local que também contará com um ponto de arrecadação, em sua filial na avenida Dom Joaquim.

Também em parceria com a Prefeitura, animais da campanha Todo Caramelo é Doce estarão presentes no Campus I da Universidade, no dia 28, em uma feira de adoção aberta ao público geral. Orientações sobre maus tratos, abandono de animais e prevenção à raiva serão dadas por profissionais da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e da Petland. A feira acontece das 10h às 13h.

O turno da manhã do dia 29 será de visitas especiais. Os funcionários e professores da UCPel poderão trazer seus pets, previamente inscritos, para um dia de convivência e acolhimento. Giule destaca que a instituição está preparada para proporcionar uma boa convivência e experiência para os bichinhos e seus tutores.

Redação: Caroline Albaini