/ Notícias / UCPel realiza primeira aula de curso de toxicologia
UCPel realiza primeira aula de curso de toxicologia
13.11.2007 | 00:00
UCPel realiza primeira aula de curso de toxicologia
A aula inaugural do Programa de Atualização em Toxicologia Ocupacional, promovido pela Escola de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (EFar/UCPel), foi realizada na tarde desta terça-feira (13), no Campus I da instituição. Esta primeira edição do projeto voltado à orientação de policiais do Corpo de Bombeiros sobre a periculosidade dos principais compostos químicos com os quais têm contato em seu cotidiano conta com a participação de dez militares. Na cerimônia que deu início à atividade, o coordenador do curso de Farmácia, professor William Peres, introduziu o tema “Estrutura Celular e Implicações Toxicológicas”.

Comparando a composição da célula humana com a estrutura de um quartel, a explanação adquiriu familiaridade com a linguagem a que os bombeiros estão acostumados sem perder o caráter científico. “Nesses vinte anos de Universidade, posso dizer que esta experiência está sendo única e muito relevante”, destacou o coordenador. “E um dos objetivos que traçamos já foi alcançado neste primeiro dia de aula: a interligação e a participação efetiva de bombeiros e alunos”.

Os alunos a que Peres se refere são os voluntários, como Carolina Belinaso, responsáveis por reforçar os conteúdos ministrados, ao fim de cada aula. “É uma ótima oportunidade de ensinar o que aprendemos aqui e aprender com a experiência deles”, destacou Carolina, formanda do curso no próximo semestre.

Para o comandante da corporação, major Marco Leandro Petry, a importância principal da atividade está na ênfase aos aspectos desconhecidos de funções tão comuns para os militares. “Embora seja um curso que fala de um assunto que dominamos, estamos aumentando nossa compreensão sobre uma área que na maioria das vezes não prestamos atenção. Em muitos casos, ao adotar um procedimento, não sabemos que tipo de lesões aquelas substâncias irão causar, seja a curto ou a longo prazo”, comentou.

Além das salas de aula e laboratórios da Católica, o curso, com duração de 20 horas, será desenvolvido também no quartel do Corpo de Bombeiros de Pelotas. A equipe de coordenação da atividade é formada pelo coordenador do curso de Farmácia, William Peres, pela diretora da Efar, Iraci Pacholski, e pelos professores da graduação Luis Alberto Echenique Dominguez, Carmem Dickow Cardoso, Citânia de Azevedo Ramil e Maria da Graça Resem.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?