/ Notícias / UCPel realiza mais um Seminário de Política Social no Mercosul
UCPel realiza mais um Seminário de Política Social no Mercosul
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberá, mais uma vez, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e gestores do Brasil e de países fronteiriços para o 4º Seminário de Política Social no Mercosul (Sepome). O evento ocorre de 12 a 14 de junho. Neste ano, a temática será Crise mundial e impactos nas políticas sociais no Sul da América do Sul. As inscrições vão até o dia 30 de maio.

A programação será diversificada, composta por conferências, painéis, minicursos e apresentação de trabalhos selecionados.

O evento terá como focos de reflexão as questões relacionadas à crise mundial e o impacto na pobreza e nas políticas sociais, levando em conta as particularidades dos países em termos históricos, sociais, culturais e econômicos.

Os minicursos terão temas como política de assistência social; Plano Brasil Sem Miséria; configurações do Estado e das políticas sociais frente à crise mundial: impactos no Serviço Social; economia política da punição: política social e política criminal; gestão da informação, vigilância social e os estudos do tipo misto; saúde do trabalhador; crise de paradigmas e impacto no conceito de exclusão social; sujeitos, discursos e cidadania; e análise do discurso e sua interface com o político.

Para a coordenadora do Mestrado em Política Social da UCPel, promotor do evento, professora Vini Rabassa da Silva, o encontro é uma oportunidade de reunião entre pesquisadores de diferentes Estados do Brasil e países vizinhos. "Há socialização de conhecimentos e aprofundamento de temas emergentes a partir dessas diferentes realidades, mas que têm em comum a particularidade de estarem no Sul da América do Sul", salientou a professora, ao mencionar, ainda, a oportunidade de descoberta de novas possibilidades de intervenção.

De acordo com ela, apesar de as inscrições ainda estarem abertas, a organização do evento já recebeu trabalhos de outros lugares do Brasil e do Mercosul. "Isso assinala o significado do evento e aponta que mais uma vez o Sepome terá intensa participação", avaliou.

Os outros eventos ocorreram também na UCPel, nos anos de  2006, 2008 e 2011.

Participação
Inscrições e envio de trabalhos podem ser feitos até o dia 30 de maio, pelo site do evento. No mesmo local está disponível a programação completa e orientações diversas, inclusive em relação a hospedagem e alimentação. Contatos podem ser feitos pelo e-mail sepome2013@gmail.com.