/ Notícias / UCPel realiza exame de microorganismo que pode causar graves infecções neonatais
UCPel realiza exame de microorganismo que pode causar graves infecções neonatais
UCPel realiza exame de microorganismo que pode causar graves infecções neonatais
Um projeto de extensão do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está proporcionando a realização de um importante exame de saúde às gestantes do município e da região. Trata-se do projeto Avaliação da colonização do estreptococo do grupo B (EGB) em gestantes atendidas nos ambulatórios da UCPel. Conhecido cientificamente como Streptococcus agalactiae, o microorganismo pode causar graves infecções neonatais. Em casos mais graves, a falta de diagnóstico e o não tratamento das pacientes podem levar ao desenvolvimento de doenças como septicemia, pneumonia e meningite.

A identificação e o tratamento das gestantes infectadas é a única forma de evitar as complicações que podem ser ocasionadas pela colonização da bactéria. Para fazer a análise, muitas mulheres recorrem à rede particular, já que é neste espaço que o exame costuma ser oferecido. No entanto, com a pesquisa promovida pela UCPel, as gestantes atendidas nos ambulatórios de pré-natal da Universidade também estão tendo acesso a esse exame de forma gratuita.

Mais de 400 gestantes já foram acolhidas por este trabalho, que contribui não apenas para identificar a prevalência da colonização da bactéria em gestantes da região (10% a 20%), mas também para o cuidado com as pacientes que estão no terceiro trimestre de gestação. “A prevalência observada aproxima-se da estatística encontrada em outros estudos brasileiros”, aponta a coordenadora do projeto, professora Cristina Damé Fabião.

Atualmente, oito estudantes – dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina – contribuem para o bom andamento do trabalho. A coleta do material é realizada toda segunda-feira no Ambulatório do Campus da Saúde. A análise, por sua vez, ocorre no Laboratório de Microbiologia da UCPel. Além da professora Cristina, compõem o grupo de pesquisa as alunas Catherine Domingues, Dailise Winkler, Katiane Bermudez e Luiza Kern (Farmácia); Bruna Wiatrowski, Raquel Durayski e Yasmin Antonini (Medicina) e Virgínia Cantarelli (Ciências Biológicas).
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?