A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza de quinta a sábado (7 a 9), o Laboratório de Avaliação de Competência (LAC), voltado aos alunos do internato do curso de Medicina. A atividade é uma avaliação prática em larga escala que reúne estudantes, professores, atores e colaboradores em um processo de simulação clínica, com foco no desenvolvimento de competências, domínio técnico e raciocínio clínico.
A avaliação ocorre em múltiplos cenários simulados distribuídos em salas simultâneas, nas quais os estudantes passam por estações de consultas e/ou procedimentos médicos. Mais de 60 pessoas participam da organização e execução do LAC, oferecendo suporte para que as simulações se aproximem da realidade.
Segundo o coordenador do Curso de Medicina da UCPel, Cayo Lopes, o LAC conta com uma estrutura de avaliação cíclica importante para a aprendizagem dos alunos. “Os estudantes são submetidos no início do internato ao LAC diagnóstico, onde identificamos fragilidades que são trabalhadas no decorrer dos estágios e ao término do ano, fazem novas avaliações das competências trabalhadas”.
Ao todo, 163 alunos do internato médico serão avaliados.
Redação betâmnia Bierhals