/ Notícias / UCPel realiza atividades no Outubro Rosa
UCPel realiza atividades no Outubro Rosa

Em conformidade com sua natureza comunitária e sua missão, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) aderiu ao movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que marca a luta contra o câncer de mama. Estão previstas ações educativas, mutirão no Ambulatório de Mastologia no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, painel multidisciplinar sobre prevenção e cuidados em câncer de mama e outras atividades. Desde esta quinta-feira (18), a Universidade distribui bottons aos funcionários, alunos, coordenadores de curso e pacientes atendidos nos ambulatórios do Campus da Saúde.

O Outubro Rosa busca conscientizar e alertar sobre riscos e a necessidade do diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo. “Convidamos a todos para que, neste período, sempre que possível toquem neste assunto, lembrando da importância da realização do exame de mamas anualmente”, comentou a diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel, professora Moema Chatkin.

Até o momento, foi realizada uma atividade educativa de orientação e prevenção aos pacientes dos ambulatórios da UCPel, que será repetida no dia 23 aos pacientes de hidroterapia da Fisioterapia.

O movimento está sendo realizado também por outras entidades em conjunto com a Prefeitura de Pelotas.

Confira a programação da UCPel:

19/10 - Recebimento das camisetas do Outubro Rosa, que serão comercializadas pelo valor de R$ 20,00. Podem ser adquiridas na UCPel. O lucro será doado

23/10 – Atividade educativa de orientação aos pacientes de hidroterapia da Fisioterapia

24/10 – Aumento no número de atendimentos no Ambulatório de Mastologia do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite

24/10 – Participação na Caminhada do Outubro Rosa, com saída às 17h, do Altar da Pátria em direção ao Paço Municipal

25/10 – Painel Câncer de Mama: prevenção e cuidados da equipe multidisciplinar, com a participação do professor Eduardo Reis (Medicina), professora Karen Knopp de Carvalho (Enfermagem), Shadia Yuseff (Fisioterapia) e a professora Carmen Lopes (Psicologia)

26/10 - Aumento no número de atendimentos no Ambulatório de Mastologia do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite