/ Notícias / UCPel realiza atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim
UCPel realiza atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim
UCPel realiza atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim
Nesta quinta-feira (13), foi comemorado o Dia Mundial do Rim e a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou o tema 1 em 10. O Rim envelhece assim como nós. Como diz o slogan, um em cada dez brasileiros sofre de problemas nos rins. Pensando nisso, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pertencentes à Liga Acadêmica de Nefrologia (LANE), juntamente com profissionais da área da Saúde do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), promovem atividade de conscientização para a população da região no sábado (15), a partir das 10h.

As pessoas que passarem pelo Calçadão da rua Andrade Neves e quiserem participar, serão encaminhadas para uma triagem, com preenchimento de formulário específico para coleta de dados e medida de peso e altura, com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Se a pessoa possui algum fator de risco, como pressão alta, diabetes, hipertensão, histórico de doença renal na família, está acima do peso ou tem mais de 50 anos, poderá realizar o exame de urina. 

Posteriormente, a pessoa será informada de seus resultados e orientada quanto à dieta, atividade física e outras mudanças de estilo de vida, caso necessário. Quando detectada alguma anormalidade, o participante será encaminhado ao Ambulatório de Nefrologia do HUSFP. 

Durante a atividade, serão distribuídos copos de água para incentivar o consumo do líquido, que contribui para o melhor funcionamento dos rins.

Segundo a vice-presidente da LANE, Joana Noschang, do 5° ano de Medicina, a campanha, que ocorre desde 2010, também contará com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, que auxiliarão também na orientação da população. “No ano passado, foram registrados mais de 370 atendimentos. A meta para este ano é de que sejam realizados em torno de 500 atendimentos”, ressaltou. Através desta atividade, os componentes da LANE também desenvolvem artigos científicos, e participam de congressos apresentando trabalhos com base no estudo dos dados obtidos durante a campanha.

Prevenção
Algumas medidas podem ser tomadas para a prevenção de doenças renais. Entre elas, estão o controle da pressão arterial e do açúcar no sangue, a prática de atividades físicas, manter uma dieta equilibrada, consumir água, não fumar e não usar remédios sem orientação médica.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?