/ Notícias / UCPel realiza atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim
UCPel realiza atividade de conscientização pelo Dia Mundial do Rim
Nesta quinta-feira (13), foi comemorado o Dia Mundial do Rim e a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou o tema 1 em 10. O Rim envelhece assim como nós. Como diz o slogan, um em cada dez brasileiros sofre de problemas nos rins. Pensando nisso, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pertencentes à Liga Acadêmica de Nefrologia (LANE), juntamente com profissionais da área da Saúde do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), promovem atividade de conscientização para a população da região no sábado (15), a partir das 10h.

As pessoas que passarem pelo Calçadão da rua Andrade Neves e quiserem participar, serão encaminhadas para uma triagem, com preenchimento de formulário específico para coleta de dados e medida de peso e altura, com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Se a pessoa possui algum fator de risco, como pressão alta, diabetes, hipertensão, histórico de doença renal na família, está acima do peso ou tem mais de 50 anos, poderá realizar o exame de urina.

Posteriormente, a pessoa será informada de seus resultados e orientada quanto à dieta, atividade física e outras mudanças de estilo de vida, caso necessário. Quando detectada alguma anormalidade, o participante será encaminhado ao Ambulatório de Nefrologia do HUSFP.

Durante a atividade, serão distribuídos copos de água para incentivar o consumo do líquido, que contribui para o melhor funcionamento dos rins.

Segundo a vice-presidente da LANE, Joana Noschang, do 5° ano de Medicina, a campanha, que ocorre desde 2010, também contará com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, que auxiliarão também na orientação da população. “No ano passado, foram registrados mais de 370 atendimentos. A meta para este ano é de que sejam realizados em torno de 500 atendimentos”, ressaltou. Através desta atividade, os componentes da LANE também desenvolvem artigos científicos, e participam de congressos apresentando trabalhos com base no estudo dos dados obtidos durante a campanha.

Prevenção
Algumas medidas podem ser tomadas para a prevenção de doenças renais. Entre elas, estão o controle da pressão arterial e do açúcar no sangue, a prática de atividades físicas, manter uma dieta equilibrada, consumir água, não fumar e não usar remédios sem orientação médica.