/ Notícias / UCPel realiza ações vinculadas à Campanha da Fraternidade
UCPel realiza ações vinculadas à Campanha da Fraternidade
08.05.2007 | 00:00
UCPel realiza ações vinculadas à Campanha da Fraternidade

Engajada com a Campanha da Fraternidade 2007, que tem como tema Fraternidade e Amazônia, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem realizado atividades – envolvendo os mais diversos setores da instituição – que vão ao encontro da proposta da CNBB. No início de março, o reitor Alencar Mello Proença e o chanceler Dom Jayme Chemello fizeram o plantio de uma muda de ipê no jardim do Campus 2 da universidade, como gesto simbólico do início da campanha. A atividade foi o marco inicial de outras realizações pretendidas pela UCPel.

A universidade realizou no início de março uma reunião junto aos diretores de Escolas e Institutos para divulgação e convite de adesão à Campanha da Fraternidade 2007, promovida pela Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Na ocasião, o capelão da UCPel, presbítero Ernani Miguel Wetternick realizou palestra.

Já ao final de março, a comunidade acadêmica pôde compartilhar das idéias e experiência do bispo do Xingu, Dom Erwin Kräutler, em palestra proferida no Auditório Central.

A Escola de Direito divulgou alguns dos seus trabalhos de conclusão de curso, fato que evidencia que a temática já vinha sendo trabalhada. Um deles foi elaborado por Maria de Fátima Nascimento da Silva em 2004, intitulado “Direito Ambiental Constitucional: o Patrimônio Genético Amazônico face à Constituição Federal de 1988”, sob orientação do professor Ruy Antunes. Outros dois trabalhos de conclusão de curso, “A questão do Meio Ambiente e o Direito Agrário” e “Reforma Agrária – Meio Ambiente – Rio Grande do Sul” também tiveram o enfoque, sob a orientação do professor José Luis Marasco Cavalheiro Leite.

A Escola de Informática apresentou projeto de pesquisa, denominado “Modelos Computacionais inspirados na Biologia para Modelagem e Simulação Ecológica utilizando Computação de Alto Desempenho”.

 Já a Escola de Farmácia apresentou relatório de ações realizadas e também em andamento relacionadas com o tema da preservação ambiental. Entre estas, a elaboração do Manual de Segurança, a implantação da disciplina de Biossegurança e Orientação para adotar a regra dos 3R, onde alguns laboratórios utilizam o tratamento de resíduos. A Escola é responsável também por um projeto de pesquisa que realiza análise de águas de superfície, que pode inclusive ser direcionado à análise de solos.

A gestão ambiental já é presente em disciplinas na Escola de Engenharia e Arquitetura, nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Eletrônica. A participação da Escola também compreende o projeto de recuperação do porto de Santa Vitória do Palmar.

Como não poderia deixar de ser, a Escola de Ciências Ambientais tem participação ativa referente ao tema da Campanha da Fraternidade. Sob a coordenação da professora Adriana Galho, foi lançado o projeto de extensão Lagoalerta, que tem como objetivo implementar a educação ambiental na praia do Laranjal através de ações realizadas por acadêmicos, professores da UCPel e membros da comunidade.

O projeto parte do pressuposto de que há necessidade de resgatar e valorizar os recursos naturais, promover a mudança de comportamento em relação à natureza, compatibilizar atividades econômicas com a consciência ecológica, e buscar a promoção do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. Para isso, cada pessoa precisa descobrir-se como parte do ecossistema local e da comunidade biótica, seja em seu aspecto da natureza, seja em sua dimensão de cultura. A Escola de Ciências Ambientais pretende, assim, desenvolver ações educativas no local através de palestras, visitas, experimentos, estudos e pesquisas referentes a questões ambientais ligadas à Lagoa.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?