Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Católica de Pelotas (UCPel), através do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais - Penitenciários (Gitep), publicou a primeira edição da Libertas - Revista Brasileira de Estudos em Políticas Penais.
De acordo com o coordenador do Gitep, Luiz Antônio Bogo Chies, ser o parceiro principal desta publicação é muito importante para o grupo e para a universidade. “Mostra que o Gitep e a UCPel estão exercendo o seu papel como referência na temática da questão penitenciária e do sistema de notícia criminal em âmbito nacional e regional”, aponta o professor.
João Vitor Rodrigues Loureiro, que faz parte da comissão editorial da revista, conta que - em sua primeira edição - a Libertas apresenta três artigos inéditos que focam especialmente nas questões raciais que estruturam a punição no Brasil. Além disso, apresenta uma reflexão contemporânea sobre os efeitos da pandemia para a ordem social, com a publicação do professor Iñaki Rivera Beira, da Universidade de Barcelona, autor convidado pela organização da publicação.
Destinada a acadêmicos, estudiosos, professores, profissionais do campo das políticas penais, entre outros, a revista terá uma publicação por ano.
Interessados em enviar conteúdo poderão acessar o portal da Libertas e submeter seu artigo ou resenha. De acordo com João Vitor, o sistema de submissão é blind-peer-review, ou seja, a avaliação acontece por pares independentes, que não acessam o nome dos autores dos artigos e resenhas.
Para saber mais sobre a revista Libertas, assista ao webinar de lançamento.
Redação: Lizandra Vilela