/ Notícias / UCPel promove XI Olimpíada de Filosofia do RS
UCPel promove XI Olimpíada de Filosofia do RS
16.10.2018 | 16:25 | #filosofia
UCPel promove XI Olimpíada de Filosofia do RS
Os cursos de Filosofia das Universidades Católica (UCPel) e Federal de Pelotas (UFPel) irão promover a XI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. A atividade ocorrerá no sábado, dia 20, das 9h às 18h, no Centro de Artes da UFPel, localizado na rua Cel. Alberto Rosa, nº 62. A edição deste ano vai tratar sobre “O que (não) pode o corpo?”

Destinado a professores e estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas do RS, a Olimpíada consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico. Os acadêmicos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia participam através das oficinas. Para o período da manhã, estão previstas palestras e discussões sobre o ensino de filosofia nas escolas. Já no turno da tarde serão realizadas oficinas e apresentações artísticas.

De acordo com o cronograma de estudo do evento, inúmeros assuntos serão debatidos a partir do tema central. A temática saúde, por exemplo, irá promover uma reflexão sobre o que define saúde, corpo e mente e se é possível amar a si mesmo e como. No mesmo formato, serão aprofundadas as temáticas gênero, mente, liberdade, tecnologia, entre outras.

Segundo a coordenadora do curso de Filosofia da UCPel, professora Adriane da Silva Machado Möbbs, a importância do evento se dá, principalmente, porque promove a discussão e interação dos estudantes e professores com temas de filosofia, além de promover a integração entre estudantes de todo o Estado. Este ano, o evento ainda irá receber uma delegação da Colômbia.

Redação: Manuelle Motta