/ Notícias / UCPel promove teste de visão gratuito para crianças dos familiares do Grupo APAC
UCPel promove teste de visão gratuito para crianças dos familiares do Grupo APAC
18.04.2024 | 14:46 | #institucional #ucpel-mais-saudavel
UCPel promove teste de visão gratuito para crianças dos familiares do Grupo APAC

 

 

Com o aumento do uso das telas por jovens e crianças, há também um aumento nas deficiências visuais causadas pelo uso destes dispositivos. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, quatro a cada 100 crianças possuem alguma limitação visual. Trazendo este dado para Pelotas, no ano de 2021, foram realizadas 22.690 matrículas na faixa etária de cinco a 14 anos na Rede Municipal. 

Com o objetivo de amparar as crianças familiares dos colaboradores do Grupo APAC, o Projeto VI-VENDO, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), irá promover testes de visão para escolares de 5 a 14 anos de idade. Os exames serão realizados no dia 23 de abril, das 10h às 19h, na Livraria Vanguarda (matriz), em frente ao Campus I da UCPel. Como colaboração voluntária, o projeto aceitará 1kg de alimento, que será destinado ao Centro da Criança São Luiz Gonzaga.

O coordenador do projeto, Dr. Roni Quevedo, destaca a dificuldade na identificação das deficiências visuais em crianças. “A criança que nasce com limitação visual, jamais irá se queixar de que não vê bem, pois não sabe o que é a visão normal. Não é comum que façam referência à dificuldade visual. São mudanças importantes para crianças em crescimento, desenvolvimento intelectual e psicológico, afetando sobretudo o aprendizado, rendimento escolar e a socialização”, comenta. 

O objetivo do projeto é detectar precocemente possíveis alterações no desenvolvimento do sistema visual dos escolares, e, quando necessário, realizar o encaminhamento para avaliação e orientação por oftalmologistas do SUS/Secretaria Municipal de Saúde, ambulatórios da UCPel e UFPel, Centro de Reabilitação Visual, Escola Louis Braille e de possíveis convênios dos familiares. 

Redação: Pedro Vargas

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?