Nesta terça-feira (23), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou uma série de palestras direcionadas tanto às lideranças administrativas e acadêmicas quanto aos técnicos administrativos/acadêmicos e docentes. A palestrante convidada foi a psicóloga e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança, Times e Cultura Organizacional, Sílvia Marta de Vargas.
Das 8h30 às 12h foi ministrada a palestra "Líderes Protagonistas da Cultura", com objetivo de capacitar os líderes da instituição. Já no período da tarde, a palestra "Seja um profissional referência no que você faz com excelência", no Auditório Dom Antônio Zattera, foi destinada aos técnicos administrativos/acadêmicos e docentes.
Para líder do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UCPel, Artur Lopes Filho, a proposta de trazer um profissional para falar sobre liderança, sobre os processos de como se tornar um líder e como gerenciar equipes, faz com que o pessoal se estimule cada vez mais a fazer parte da comunidade que é a instituição como um todo. “Isso é um diferencial que eu acredito que seja uma proposta que a UCPel tem cada vez mais se engajado e cada vez mais direcionado. É importante tanto aqueles que são os gestores, supervisores, aqueles que têm as suas equipes, trazer esse mindset institucional, assim como também os próprios profissionais, os colaboradores da instituição também colocar isso como uma meta para si, como o que eu, enquanto profissional da instituição, posso contribuir para chegar a essa excelência e também para a sua própria carreira”, relata.
Para a professora de Jornalismo da UCPel, Cristina Porciúncula, o planejamento estratégico em qualquer organização é fundamental. Quando a universidade se depara com o momento histórico que aconteceu na sexta-feira e retoma tanto com as lideranças quanto com os professores e colaboradores, ela mostra que o planejamento dá certo e que a questão da cultura organizacional, as relações internas, o ambiente interno ele precisa ser favorável desde que haja um comprometimento do time. “Ali com exercícios, com sugestões de um plano de autoconhecimento, reforçamos a necessidade de cada um ter a sua participação e, ao mesmo tempo, o sucesso de um planejamento depende mesmo dessa situação onde todos possam estar integrados, cada um com as suas responsabilidades. A Silvia trouxe para nós uma reflexão, para que todos possam estar juntos nesse planejamento futuro”, discorre.
Para o técnico-colaborador, Marcel Luiz Basso da UCPel, especialista em impressão 3D, a palestra de planejamento estratégico foi uma experiência renovadora. “Tive a chance de identificar claramente meus pontos vulneráveis e fortes, como meu entusiasmo por projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de habilidades técnicas e capacidade de planejamento”, pontua.
A palestra destacou oportunidades de melhoria nos processos da UCPel, como a implementação de métodos ágeis e uma gestão mais eficiente no trabalho. “Isso me deixou empolgado para aplicar novas estratégias e melhorar meu desempenho profissional, me motivando a seguir em frente de forma determinada junto com o time da Central de Laboratórios”, cita Basso.
Ações como essas são essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores da UCPel, tanto no âmbito profissional como pessoal.
Redação Betânia Bierhals