/ Notícias / UCPel promove painel sobre a defesa da vida e da saúde pública
UCPel promove painel sobre a defesa da vida e da saúde pública
04.06.2012 | 16:39 | #institucional
UCPel promove painel sobre a defesa da vida e da saúde pública
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove nesta terça-feira (5) um encontro para discutir o assunto do ano na Campanha da Fraternidade e que interessa a todos os cidadãos. O painel “Em Defesa da Vida e da Saúde Pública” terá a presença do arcebispo de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, da pró-reitora acadêmica Patrícia Giusti e da secretária de Saúde, Arita Bergmann. O mediador será o capelão da UCPel, padre Rogério Mosimann da Silva.

A atividade é aberta à comunidade e justamente essa é uma das ideias do encontro: envolver o cidadão no debate, fomentando a consciência de que ele exerce um papel importante nos mecanismos do controle social. Ou seja, no momento em que conhece o sistema de saúde e sabe o que ele prevê, cada pessoa pode contribuir para melhorar seu funcionamento e também buscar justiça, estando atento para que o previsto em lei ocorra na prática.

Na ocasião, Dom Jacinto falará sobre a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade deste ano.

A pró-reitora acadêmica da UCPel explanará sobre a contribuição da Universidade para a saúde pública do município e da região.

Em sua fala, a secretária de Saúde abordará o sistema público de saúde previsto em lei e sua operacionalização.

O painel está marcado para as 19h e ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera.
A atividade integra uma série de ações propostas por diversos organismos ligados à Igreja Católica para discutir o tema.