As particularidades da educação na esfera da comunidade surda estarão em foco na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no próximo dia 31. O Grupo de Estudos Surdos da Universidade promove o encontro, que será realizado pela manhã e à tarde, no Auditório Dom Antônio Zattera. As inscrições já estão abertas.
Alternativas educacionais serão a grande tônica do evento. Entre os assuntos tratados, estarão a caracterização das necessidades/dificuldades, qualificação docente, aperfeiçoamento de intérpretes, criação de espaços de participação dos surdos na academia e sociedade, solução de dificuldades, valorização do pedagógico e qualificação do processo de aprendizado do aluno. O encontro também pretende oferecer à sociedade a oportunidade de conhecer a cultura surda.
Qualquer pessoa pode participar do Seminário. As inscrições, no valor de R$ 7,00, podem ser feitas na sala 222 C do Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373), nos três turnos. Mais informações pelos telefones (53) 2128-8202 ou 2128-8246.
Programação:
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h15min – “Pedagogia Surda”
Palestrante: Fabiano Souto Rosa
10h – Intervalo
10h15min – Mesa Redonda “O Cotidiano do Surdo na Sala de Aula”
Participações: Intérprete Maitê Silva, Profa. Madalena Klein, Profa. Myriam Siqueira da Cunha e Acadêmica Letras/Libras Caroline Brasil Garcia
12h – Intervalo para Almoço
13h30min – Comunicação Especial “O Trabalho Humanitário: Um Novo Olhar para Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs)”
Palestrante: Beatriz Lopez Lonskia
14h – “Deafhood”
Palestrante: Sandro Fonseca
16h – Confraternização