/ Notícias / UCPel promove nova edição do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC)
UCPel promove nova edição do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC)
24.07.2024 | 14:46 | #institucional
UCPel promove nova edição do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC) Foto Bruno Bhom

Nesta quarta-feira (24), a Pró-Reitoria Acadêmica e o Núcleo Acadêmico da Católica de Pelotas iniciaram a semana de atividades do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC). O evento reuniu professores da instituição para analisar o perfil dos alunos e debater o planejamento estratégico da universidade.

Segundo a pró-reitora acadêmica, Moema Chatkin, as mudanças na educação, como a democratização, a inclusão, a acessibilidade e as inovações digitais, têm impactado significativamente o reconhecimento dos alunos da UCPel. “Consideramos importante refletir sobre nossos estudantes - quem são, como são e o que têm enfrentado. Por isso, propusemos esta reflexão aos nossos professores”, destaca.

A primeira palestra do evento teve como tema “Aluno ideal: professor irreal”, ministrada pelo professor do curso de Medicina da UCPel, Ricardo Tavares Pinheiro. Ele apresentou dados importantes sobre a faixa etária dos estudantes e dos docentes, destacando a coexistência de diferentes gerações no contexto educacional. Ele também ofereceu insights sobre o reconhecimento mútuo entre professores e alunos, ressaltando como essa identificação é transformadora para ambas as partes.

Em seguida, a professora Nayhany Santos Araújo, também do curso de Medicina, abordou o tema “Atenção ao estudante em situação de crise de saúde mental”, em que trouxe orientação para que os professores saibam como ajudar os alunos que buscam auxílio.

Para Nayhany as gerações mudam e as demandas também. “É Importante que os educadores se atualizem. O que não muda é a importância das relações humanas, e que por trás de um profissional realizado, estão os educadores que foram inspiração e apoio na sua formação”, comenta.

Por fim, o professor do curso de Teologia da UCPel, Enir Cigognini, apresentou a meditação “Espiritualidade da docência”, onde explorou questões como "Quem pode ter espiritualidade?”, ”O que é espiritualidade?” e “O cultivo da espiritualidade”.

No final do evento os professores realizaram a atividade “Stop das emoções”, onde trocaram experiências e refletiram sobre os temas abordados.

Redação Betânia Bierhals