/ Notícias / UCPel promove minicurso Questão social e pensamento pós-colonial
UCPel promove minicurso Questão social e pensamento pós-colonial

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove a quarta edição do minicurso “Questão social e pensamento pós-colonial”. Serão quatro encontros voltados ao debate e à reflexão da questão social e interlocução com o pensamento pós-colonial e latino americano. O curso será totalmente no formato remoto através da plataforma Google Meet.

A proposta é repetir a receptividade e o sucesso das edições anteriores, dando seguimento ao caráter acadêmico-extensionista proposto pelo PPGPSDH. O ciclo de atividades é coordenado pelo professor César Augusto Costa (Núcleo de Estudos Latino-Americano) do PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. De acordo com Costa, “as reflexões à luz do enfoque pós-colonial tornam-se relevantes em nível de pós-graduação e são um desafio constante para as pesquisas e estudos”.

O minicurso é voltado para alunos de pós-graduação, graduação e interessados na temática pós-colonial e latino-americana.

Dentre os temas abordados nesta edição estão discussões da questão social, como racismo, feminismo, capitalismo, violências, gênero, epistemologias, com desdobramentos no âmbito do debate latino-americano, tais como: necropolítica; Estado, violências, questão ambiental, feminismos, gênero e resistências.

Os pesquisadores convidados para os encontros são Francisco Quintanilha Véras Neto (UFSC); Amanda Motta Castro (FURG), Rita Passos (UFRJ) e Joice Nielsson (UNJUÌ).

Confira a programação:

19/04/2024 (sexta-feira) – 18:30 - Encontro 1: “Colonialismos, necropolíticas e resistências” - Dr. Francisco Quintanilha Véras Neto (PPG em Direito/UFSC)

17/05/2024 (sexta-feira) – 18:30 - Encontro 2: “O Feminismo Americano hoje” - Dr. Amanda Motta Castro (PPG em Educação/FURG)

07/06/2024 (sexta-feira) – 18:30 - Encontro 3: “Violência de Gênero, descolonialidade e resistências” - Dra. Joice Nielsson (PPG em Direito/UNIJUÍ)

14/06/2024 (sexta-feira) – 18:30 - Encontro 4: “Racismo ambiental e Descolonialidade” - Dra. Rita Passos (IPPUR/RJ)

A carga horária do minicurso é de 10 horas-aula com direito à certificação.

Inscrições podem ser feitas neste link .

Redação: Betânia Bierhals