A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, no dia 12 de setembro, às 19h, uma live com a participação da professora e pesquisadora Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan, uma das maiores referências brasileiras em educação inclusiva. O encontro terá como foco o diálogo prático e reflexivo sobre estratégias pedagógicas e posturas inclusivas capazes de garantir a aprendizagem de todos os estudantes, valorizando a diversidade e promovendo equidade.
A atividade busca fomentar a reflexão sobre a importância de um planejamento inclusivo, das adaptações pedagógicas necessárias e do papel do professor como mediador de uma aprendizagem acessível. Apesar dos avanços em políticas de inclusão, ainda é um desafio cotidiano assegurar que alunos com deficiência, transtornos de aprendizagem ou em situação de vulnerabilidade participem efetivamente do processo educativo.
“Ensinar a turma toda é mais do que integrar: é incluir com intencionalidade, respeito às singularidades e compromisso com o direito à aprendizagem”, destaca a proposta da live.
Palestrante: Maria Teresa Eglér Mantoan
Pedagoga e doutora em Educação pela Unicamp, Maria Teresa Mantoan é reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação crítica e comprometida com os direitos das pessoas com deficiência. Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), espaço de referência no debate sobre inclusão escolar.
Ao longo de sua trajetória, publicou obras fundamentais para a área, como Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? (2003) e O desafio das diferenças nas escolas (2001), que influenciam diretamente a formação de educadores e a construção de políticas públicas inclusivas.
A live será mediada pelo professor Fábio Raniere da Silva Mendes, docente do Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel. Graduado em Filosofia, Educação Especial, Psicopedagogia e Teologia, ele coordena a Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e o projeto de extensão NAOP – Núcleo de Apoio e Orientação Psicopedagógica. Com experiência em psicanálise infantil, psicopedagogia clínica e institucional e psicologia da educação, Mendes também é membro de associações científicas internacionais.
Como objetivo da live está a promoção da reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas, compartilhamento de estratégias que assegurem o direito de aprendizagem a todos os estudantes e a valorização da diversidade e do fortalecimento do compromisso com uma educação de qualidade e democrática.