/ Notícias / UCPel promove live "Criando esperança por meio da ação"
UCPel promove live "Criando esperança por meio da ação"
22.09.2021 | 14:48 | #psicologia #institucional
UCPel promove live "Criando esperança por meio da ação"

Um assunto evitado por muito tempo, quase um tabu: o suicídio. Mas desde 2014 setembro ganhou uma “cor” para estimular que todos falem sobre esse tema. Partindo desse princípio a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realiza nesta sexta-feira (24), às 19h30, a live “Setembro Amarelo: criando esperança por meio da ação”. A transmissão ocorre pelo perfil da Católica no Instagram.

A live irá contar com a participação de duas convidadas, as psicólogas Gabriela Hack e Thaíse Farias, com mediação do supervisor de Comunicação e Marketing da Católica, Iago Fernandes. Entre as questões a serem abordadas durante o encontro virtual estão: ansiedade e depressão como sinais de alerta para o problema, como abordar o assunto com quem apresenta sintomas, o momento sanitário vivido pelo mundo e suas consequências para a saúde mental.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Católica, professora Andrea Wagner, esse tipo de debate auxilia a reflexão sobre os cuidados coma a saúde mental e a prevenção ao suicídio, quando é possível alertar para o aumento da prevalência de transtornos mentais na população de um modo geral. “A possibilidade de haver espaços adequados com profissionais especializados no assunto, promove maior conscientização da população acerca da gravidade do problema. Além disso, possibilita oferecer informações de forma mais adequada e acessível à comunidade”, destaca a docente.

A live “Setembro Amarelo: criando esperança por meio da ação" é uma ação conjunta do curso de Psicologia, dos Núcleos de Apoio ao Estudante (NAE), Comunicação e Relacionamento (NCR) e do Programa de Extensão Ser Saudável. A live é aberta à comunidade em geral.

As convidadas

Gabriela Hack é egressa da Psicologia da Católica, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS também pela UFPel e em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL. Gabriela atua como psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde desde 2002, sendo coordenadora da Equipe Infanto Juvenil - Ambulatório Especializado em Saúde Mental.  

 

Thaíse Farias é doutoranda em Psicologia Clínica pela Unisinos, especialista em Psicologia e Sexualidade pela Universidade de Araraquara. A convidada é, também, pesquisadora das microagressões raciais  e habilidades multiculturais pelo Laboratório de Estudos em Psicoterapia e Psicopatologia - LAEPSI., além de ser coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.

 

Próxima live

A próxima live da UCPel no Instagram já tem data - será no dia 7 de setembro, dia do aniversário da universidade. O convidado será o escritor, empreendedor, e fundador da XP Investimentos, Maurício Benvenutti.


Redação: Alessandra Senna

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?