/ Notícias / UCPel promove leitura coletiva com temática inter-racial
UCPel promove leitura coletiva com temática inter-racial
11.07.2023 | 11:16 | #institucional #edr
UCPel promove leitura coletiva com temática inter-racial

O Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa de Relações Étnico-Raciais da Universidade Católica de Pelotas (NEEPRER/UCPel), através do programa de extensão “Vamos ler Juntxs?”, promove atividades de leituras coletivas de textos com a temática inter-racial. Interessados podem se inscrever gratuitamente através do formulário.

Os encontros acontecem ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de maneira presencial no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD Dunas), localizado na Av. Ulysses Silveira Guimarães, 2057, ou virtualmente via Google Meet. A primeira atividade acontece na terça-feira, (11), a partir das 14h30. Confira abaixo a programação completa.

O programa teve início na pandemia, com o propósito de incentivar a leitura e divulgar à comunidade tanto a literatura com a temática negra, quanto autores negros e seus livros, conforme relata a docente e coordenadora do projeto Carla Ávila. Nesta edição, o livro de Lia Vainer Schucman, "Famílias Inter-raciais: tensões entre cor e amor", será trabalhado ao longo dos encontros. A ação do NEEPRER conta com o apoio da Usina Feminista e o CDD Dunas.

Está prevista também a organização de uma Biblioteca Feminista, “a expectativa é de construir juntas e compartilhar os multiplos conhecimentos e formas de pensar o Ser Mulher e de Famílias Inter-Raciais, trazendo este olhar da literatura”, conclui Carla. 

Programação

11/07 - 14h30 às 16h - Apresentação/Introdução

25/07 - 14h30 às 16h - Breve contextualização bibliográfica sobre famílias Inter-raciais no Brasil

08/08 - 14h30 às 16h - “Minha mãe pintou meu pai de branco: Afetos e negação da raça”

22/08 - 14h30 às 16h - A cor de Amanda: Entre branca, morena e negra

05/09 - 14h30 às 16h - O racismo familiar e a construção da negritude positivada: da química ao crespo

19/09 - 14h30 às 16h - Da democracia racial à descoberta do mito: o encontro com o racismo na vida do outro


Redação: Lucia Ippolito

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?