Expoente na formação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e na discussão da questão dos surdos em Pelotas e região, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) abre mais um espaço para debate a respeito das questões. No próximo sábado, dia 19, das 13h30min às 17h30min, ocorre o Fórum de Estudos Surdos, promovido pelo Grupo de Estudos Surdos da Universidade. O evento será na sala 425 C do Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373).
Assuntos como língua escrita de sinais, inclusão escolar e social, comunicação popular – ou seja, tornar possível a comunicação do surdo em qualquer lugar –, participação em concursos públicos, e o que os surdos querem para a cidade de Pelotas e região, vêm à pauta no encontro. De acordo com a coordenadora do grupo, professora Clarisse Siqueira Coelho, a idéia é que o Fórum dê origem a um documento que apresente as reivindicações de melhoria da ocupação de espaços pelo surdo na sociedade.
As vagas são limitadas, e direcionadas para pessoas que já estão engajadas com a questão dos surdos. “Queremos aprofundar as discussões e avançar nos temas que dizem respeito à comunidade surda”, destacou Clarisse. Palestra e grupos de discussão farão parte da dinâmica de trabalho do encontro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8246.
Estudos Surdos na UCPelTrabalhar pela inclusão e facilitação da independência da comunidade surda, que conta com mais de cinco mil pessoas em Pelotas e região, é uma das propostas da Católica. Desde o ano 2000, quando recebeu os primeiros alunos surdos em seus cursos de graduação, a Universidade sentiu a necessidade de fazer diferença também na vida da comunidade surda e de todo o município. Com Grupo de Estudos Surdos, e oferecendo periodicamente cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) à comunidade, a UCPel procura suprir a falta de intérpretes/tradutores e conseqüentemente aumentar a inserção dos surdos nos mais diversos cenários.

Questões pertinentes à comunidade surda serão debatidas

Fórum de Estudos Surdos ocorre no sábado (19)