O Laboratório Social de Administração da Justiça, Conflitos e Tecnologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove entre os dias 21 e 24 de julho o evento “Estruturas do Ódio: Debates sobre fascismos, extrema direita e autoritarismos”. Os encontros são gratuitos e serão transmitidos ao vivo pelo Youtube, no canal da Arena Sociológica.
O evento tem o objetivo de debater como práticas autoritárias e discursos extremistas se atualizam hoje. Reunindo vozes críticas, propõe refletir sobre as raízes e os efeitos sociais do ódio e da violência política. O ciclo de debates, que tem alcance internacional, é promovido em parceria com o INCT/inEAC, o projeto Pixel Lex e de diversos núcleos e universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, terá a participação de pesquisadores do Uruguai, Espanha e França.
Segundo Aknaton Souza, professor da UCPel e coordenador do evento, os encontros contam com cinco mesas temáticas, que abordam desde as disputas internas na segurança pública até a geopolítica do ódio, passando por temas como militarização, extremismos políticos, repressão a corpos dissidentes e resistência nas plataformas digitais. “Essa rede de realização fortalece o papel da UCPel no debate público sobre temas urgentes, ampliando sua visibilidade e relevância local, regional e nacional”, destaca.
A programação completa do “Estruturas do Ódio” está disponível no site da Arena Sociológica.
Redação: Vanessa Ferro