/ Notícias / UCPel promove Aula Magna sobre migrações, colonialidade e relações raciais no Brasil

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizará na quinta-feira (25), debate acerca das migrações, colonialidade e relações raciais no Brasil. A Aula Magna será aberta à comunidade acadêmica e terá início às 19h, na sala 410C do Campus I da universidade. O evento será ministrado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. Handerson Joseph. Handerson – egresso do Curso de Filosofia da UCPel, e mestre em Política Social na universidade.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos  (PPGPSDH), César Augusto Costa, destaca o objetivo da Aula Magna em refletir o marco histórico e colonial das relações raciais no Brasil, numa perspectiva crítica. “Debater tais contextos de uma sociedade com herança colonial é um imperativo, pois ainda contamos com discursos de ódio e violência contra as minorias (negros, indígenas, mulheres, gays, pobres). Desse modo, o palestrante nos convidará a compreender a realidade brasileira de desigualdade social e racial, cujas questões não são estranhas às políticas sociais e aos direitos humanos”, comenta.

Ainda de acordo com Costa, a aproximação com egressos da universidade se faz essencial. “Prestigiar o Handerson, jovem pesquisador negro que teve destacada trajetória dentro e fora da UCPel é muito relevante e razão de orgulho pra todos. Indica que constituiu sólida formação, que foi ampliada em outros espaços, e que hoje, se alicerçou como docente de uma das maiores universidades da América Latina – a UFRGS”, completa o coordenador.

Para acompanhar outras atividades do PPGPSDH da UCPel, acesse o link da página: https://pos.ucpel.edu.br/ppgps/

Biografia do palestrante:

Handerson Joseph é Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Doutorado Sanduíche pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e pela École Normale Supérieure (ENS), em Paris. Bacharel em Filosofia e Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira (PPGEF)/UNIFAP, tendo sido um dos fundadores do Programa. Professor do Programme Master (Mestrado) en Anthropologie Sociale pela Université dÉtat dHaiti (UEH). Professor Colaborador do Programme de Master 2 en Sociétés et Interculturalités pela Université de Guyane (Guiana Francesa/França). Foi fundador do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER). É Assessor e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP).

Sobre o Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos:

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos iniciou suas atividades  em março de 2006, oferecendo o curso de mestrado, então vinculado à Escola de Serviço Social da Ucpel. No ano de 2008, devido à reestruturação acadêmico-administrativa da universidade, passou a ser vinculado diretamente ao Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais da UCPel, mantendo a proposta pedagógica.

O PPGPSDH está localizado no prédio B do Campus I da UCPel, dispondo de infraestrutura acadêmica, com salas para aulas, orientação individual de mestrandos, núcleos de pesquisa e reuniões, e administrativa, com espaço para a coordenação do curso, secretaria, e coordenação do periódico científico “Sociedade em Debate”. Dispõe, ainda, de recursos bibliográficos e documentais, e amplo acesso à rede de computação. Mantém intercâmbios de cooperação com outros cursos de pós-graduação nacionais e internacionais.

Redação: Pedro Vargas