Para celebrar o nascimento de seu fundador, Dom Antônio Zattera, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, no dia 25, atividades diversas dedicadas a relembrar as obras idealizadas pelo 3º bispo de Pelotas. Titulação de instalações, homenagem, visitas e missa compõem a programação da atividade que ocorre na data em que Dom Antônio faria 109 anos.
Às 8h30min, haverá a titulação do Campus da Saúde, que passará a se chamar Campus Dr. Franklin Olivé Leite, em homenagem a um dos fundadores e primeiro diretor do curso de Medicina. Às 9h15min, está marcada uma visita ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Dando prosseguimento às homenagens, haverá, às 10h, a titulação do Auditório Central, que ganha o nome de Auditório Dom Antônio Zattera.
Uma missa, às 10h30min, celebrada pelo Chanceler e bispo da Diocese de Pelotas, Dom Jayme Chemello, marca a inauguração da Capela do Campus I, que passou por reforma e ampliação. A programação encerra às 11h30min, com uma homenagem à Rádio Universidade (RU), também criada por Dom Antônio, pela passagem de 41 anos de existência.
Visão empreendedora pela regiãoDom Antônio Zattera nasceu em 25 de julho de 1899, em Bento Gonçalves. Era filho do casal de imigrantes italianos Bortolo e Marina Zattera. Em 1911, ingressou no Seminário de São Leopoldo, e, em 1923, foi ordenado padre. Em maio de 1942, foi sagrado bispo da Diocese de Pelotas.
Fundou o Instituto de Menores, apostou na aquisição do HUSFP, fundou a RU, e lançou os fundamentos da criação da UCPel desde 1951, cuja trajetória conduziu até setembro de 1977. Foi responsável pela reforma da Catedral São Francisco de Paula, construiu o antigo Colégio Diocesano, hoje Campus 2 da UCPel, e implantou novas paróquias.
Em 1972, Dom Antônio foi agraciado com a Comenda do Mérito Educativo das mãos do então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. Ao completar 78 anos de idade, em 1977, apresentou seu pedido de renúncia do cargo de bispo diocesano. Morreu em 15 de outubro de 1987.

Dom Antônio Zattera e sua obra serão lembrados