/ Notícias / UCPel promove 12° Congresso sobre Consciência Negra
UCPel promove 12° Congresso sobre Consciência Negra
27.11.2023 | 17:03 | #institucional
UCPel promove 12° Congresso sobre Consciência Negra

Na próxima quinta-feira (30), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove o 12° Congresso sobre Consciência Negra. A atividade está sendo organizada pelo Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa Relações Étnico-Raciais (NEEPRER) da universidade, em parceria com o colégio Monsenhor de Queiroz. O evento acontecerá às 10h, na Agremiação Pelotense de Esportes, na rua Gen. Argolo 439. Interessados podem se inscrever pelo e-mail:  neeprerucpel@ucpel.edu.br


Fundadora do NEEPRER e professora da UCPel, Carla Ávila realiza debates sobre os impactos das relações étnico-raciais na sociedade ao longo de toda sua carreira, produzindo eventos e projetos de extensão relacionados ao assunto. 


“Enquanto NEEPRER, na intenção de promover a igualdade racial, o congresso tem o objetivo de debater os enfrentamentos do racismo no cotidiano escolar”,comenta a coordenadora.


Este ano, está prevista a fala de um egresso do curso de Direito da UCPel, José Francisco Assumpção da Luz, que atualmente é mestrando do programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da universidade(PPGPSDH/UCPel) e um dos presidentes do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Pelotas. De acordo com José, poder trocar experiências e conversar com a comunidade acadêmica acerca destes temas é extremamente enriquecedor.  


“Participar da 12ª edição do congresso sobre Consciência Negra na UCPel é um privilégio. Como acadêmico desta instituição, poder dialogar com a comunidade neste momento em que a luta antirracista está presente em todos os espaços e uma educação antirracista faz-se necessária é de extrema importância”, comenta o mestrando. 


O evento também contará com a presença e fala do cantor Mano Rick, artista pelotense. 

Sobre o NEEPRER


O Neeprer surgiu de um grupo de estudo em 2013 com o objetivo de debater sobre as relações étnico raciais. O programa é constituido por cinco linhas de estudo para o desenvolvimento de suas atividades: Racismo e Educação; Racismo e Saúde; Noções de Empreendedorismo Negro; Racismo e Estado e o Racismo e a Cidade. 


Este ano, uma das principais atividades do grupo foi o projeto “Vamos Ler Juntxs?” que visa intensificar o contato da comunidade com a leitura, produzindo rodas de leitura com moradores do bairro Dunas e principalmente, facilitando o acesso à literatura negra e temas das relações étnico raciais.


Para saber mais sobre as atividades do núcleo, basta acompanhar o perfil do Neeprer nas redes sociais. 


Redação: Pedro Vargas

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?