Há 46 anos a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se destaca na comunidade local e regional como um pólo de desenvolvimento cultural e científico. Com isso, nota-se que está presente em muitos municípios da Zona Sul do Estado ofertando diversos cursos de graduação, sendo grande parte cursos de licenciatura. Como é o caso do município de Canguçu, que numa parceria entre a Associação Educacional e Cultural Canguçuense e a UCPel, oferece à comunidade o curso de História.
De acordo com o reitor da Universidade, professor Alencar Mello Proença, a Católica há longos anos procura estreitar, cada vez mais, novas relações com os municípios da região sul. “Canguçu, sem dúvida alguma , tem um papel relevante nessas relações, uma vez que, desde 1995, a UCPel se faz presente com seus cursos e suas atividades de extensão, a demonstrar o compromisso da Universidade com esse município, com seu progresso e seu crescimento intelectual”, ressalta. O reitor, complementa seu pensamento afirmando que certamente a presença da UCPel vem proporcionando a formação e a qualificação de lideranças e de profissionais que ocupam espaços qualificados na vida pública de Canguçu.
Segundo o diretor da Escola de Educação da Universidade, professor Pedro Ernesto Andreazza, a licenciatura forma profissionais que atuam em diversos municípios da região e que buscam o aperfeiçoamento da sua prática docente. “Como unidade operacional do processo acadêmico, o curso de história apóia-se nos princípios filosófico–antropológicos e técnico-científicos que orientam as diretrizes da Universidade”, comenta.
Para Andreazza, a formação do profissional deve estar em sintonia com os princípios prescritos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). “Este é um momento em que se oportuniza a difusão do conhecimento e o aperfeiçoamento da prática docente”, conclui.
Segundo a coordenadora do curso, professora Carmem Schiavon, o curso passou por uma reformulação recente e, com isso, apresenta uma oportunidade de articulação entre o ensino histórico e o processo de produção do conhecimento da História, por meio da formação de um profissional que está apto a interagir com os processos históricos da atualidade.
Destaca, também, que o curso tem a preocupação em formar profissionais que estejam encarregados da preservação da memória regional, através da pauta no desenvolvimento de habilidades que possibilitem o uso de metodologias e técnicas para o trabalho em arquivos, museus e atividades relacionadas à preservação do patrimônio histórico e cultural.
Curso de História da UCPel se revela inovador pela ênfase que é conferida aos seguintes enfoques: atualidade quanto à legislação vigente no que se refere à implementação da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira, que atende às diretrizes traçadas pela lei nº 10.639, a qual determina a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo das Escolas de Ensino Fundamental e Médio e, neste sentido, os acadêmicos estarão aptos para o desenvolvimento da mesma. O Curso também inova ao adotar em seu currículo as disciplinas de História Regional e Museologia e Documentação, sendo que ambas permitirão um melhor conhecimento da realidade onde o Curso está localizado e possibilitarão uma melhor inserção do aluno junto à comunidade local.