/ Notícias / UCPel participa mutirão de atenção à saúde da pessoa idosa em UBS
UCPel participa mutirão de atenção à saúde da pessoa idosa em UBS
UCPel participa mutirão de atenção à saúde da pessoa idosa em UBS Atendimento na UBS Py Crespo. Foto: Bruno Bohm

No dia 4 de outubro, das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vinculadas à Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam do mutirão de atenção à saúde da pessoa idosa de 60 anos ou mais. As ações acontecerão nas UBS Py Crespo, Sanga Funda, União de Bairros, Fátima, Pestano, Areal, Bom Jesus, Leocadia e Getúlio Vargas. É convidada toda comunidade idosa de 60 anos ou mais a participar.

Os pacientes que chegarem nas unidades receberão e preencherão a caderneta do idoso. Nas estações de atendimento, ocorrerão ações de vacinação, aferição de medidas e pressão arterial, avaliação multidimensional e psicológica. Os atendimentos multidisciplinares prestados serão realizados pelos próprios alunos da UCPel dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e da Residência Multiprofissional do Idoso, que conta com farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, entre outros.

O “Dia D” é dedicado para melhorar o acompanhamento da pessoa idosa, avaliando riscos, funcionalidades e prevenção no geral. A atividade desenvolvida pelos alunos da UCPel visa a atenção física, psicossocial e funcional baseada na caderneta do idoso, permitindo a identificação mais organizada e sistematizada do perfil de saúde da população idosa.

Redação: Lucia Ippolito