/ Notícias / UCPel participa de sessão solene na Câmara dos Deputados
UCPel participa de sessão solene na Câmara dos Deputados
04.07.2012 | 17:09 | #institucional
UCPel participa de sessão solene na Câmara dos Deputados
Os dois séculos de história e a representatividade do município de Pelotas foram enaltecidos em sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília, nesta terça-feira (03). Dentre os representantes locais estava a Universidade Católica (UCPel). O reitor José Carlos Bachettini Júnior integrou a comitiva que participou da solenidade.

O evento foi proposto pelos deputados Afonso Hamm (PP) e Fernando Marroni (PT). Além de Bachettini, também estiveram presentes o prefeito Adolfo Fetter Júnior (PP), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges; a secretária geral do governo do Estado, Miriam Marroni (PT); o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Carlos Alberto dos Santos Passos, o Beto (PT); e o coordenador da Aliança Pelotas, Ricardo Vinhas. Participaram, também, o historiador Mario Osorio Magalhães, que registrou na ocasião os aspectos mais destacados da história de Pelotas, e a corte da 20ª Fenadoce.

De acordo com Bachettini, a UCPel também foi prestar uma homenagem à cidade no evento, além de cumprir uma extensa agenda nas representações de interesse do dia a dia da Universidade. “No momento de visibilidade nacional da cidade de Pelotas, a UCPel está presente e isso é muito importante”, comentou.

Em seu discurso, Hamm observou que a homenagem a Pelotas, por ocasião de seu bicentenário, representa um justo reconhecimento por parte da Câmara dos Deputados à importância econômica, cultural e política do município, que ainda se destaca pela beleza urbanística e arquitetônica, além da influência exercida na região. O parlamentar falou, também, sobre as potencialidades do município.

Marroni salientou que os ventos de desenvolvimento que sopram pelo país têm provocado mudanças importantes na região. O deputado lembrou a importância da execução de políticas sociais em conjunto com o desenvolvimento econômico da região.
O prefeito Fetter Júnior falou sobre o significado da solenidade, que destaca Pelotas nacionalmente. De acordo com o gestor, Pelotas continuará celebrando o passado, mas fazendo o presente e buscando um futuro melhor.

Acompanhe aqui a programação das comemorações dos 200 anos de Pelotas.