/ Notícias / UCPel participa de seminário pró-valorização do pampa gaúcho
UCPel participa de seminário pró-valorização do pampa gaúcho
20.11.2007 | 00:00
UCPel participa de seminário pró-valorização do pampa gaúcho
O Brasil conhecido além da exuberância das praias nordestinas e o Rio Grande do Sul lembrado por algo a mais que a tradicional neve na serra. Esta é a nova visão do turismo nacional que o projeto “Caminho do Gaúcho” pretende fomentar com vistas à valorização e conservação da paisagem do pampa do Brasil, Argentina e Uruguai. O programa conta com o apoio científico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e rendeu um encontro, nos últimos dias 08 e 09, em São Lourenço do Sul, com representantes dos três países envolvidos.

De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Joseane Almeida, que representou a Universidade no evento, o Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Cultural, Natural e Urbano do Bioma Pampa pôs em pauta, entre outros assuntos, o principal objetivo do projeto: a formação de uma rede de eco-museus do Caminho do Gaúcho. “A idéia é, justamente, juntar Brasil, Argentina e Uruguai nesta identidade cultural comum a todos eles e criar um roteiro internacional”, comentou a professora.

Na oportunidade, Joseane e os alunos Carlos Régio, Dominique Nobre e Gustavo Hadler apresentaram o trabalho desenvolvido na UCPel sobre Planejamento Urbano e Regional. No estudo, os três acadêmicos e outros seis alunos da graduação avaliaram o potencial turístico de nove cidades da Metade Sul: Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Uruguaiana, Bagé, Alegrete, Piratini, Rio Grande, São Lourenço do Sul e São José do Norte.

“A escolha dos municípios foi limitada, mas não significa que não tenhamos outras áreas na região com potencialidades para receber turistas. Muito pelo contrário. Pelo retorno positivo que tivemos, queremos expandir o modelo da pesquisa de estrutura interna para outras cidades também”, explicou, ao citar que os resultados obtidos servirão como base para o planejamento de cada prefeitura em relação ao desenvolvimento de práticas sustentáveis no manejo e conservação de sua paisagem cultural.

Além de Joseane e dos acadêmicos, representou a UCPel o coordenador do curso de Ecologia, professor José Antônio Weykamp da Cruz.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?