/ Notícias / UCPel participa de Fórum de Comunicação nas Instituições Católicas
UCPel participa de Fórum de Comunicação nas Instituições Católicas
26.05.2014 | 18:04 | #institucional
UCPel participa de Fórum de Comunicação nas Instituições Católicas
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve presente no Fórum de Comunicação e Marketing, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento reuniu comunicadores de instituições católicas de educação de todo o país, nos dias 15 e 16, no Rio de Janeiro. Representando a UCPel, estiveram no encontro os gestores de Comunicação e Marketing Cleiton Decker e Ana Amélia Perera.

O encontro, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), contou, na solenidade de abertura, com a presença de Dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, que parabenizou a iniciativa de realização do evento, que disse auxiliar no desafio de comunicar os valores das escolas católicas no mundo atual.

De acordo com Decker, a participação da UCPel se deu pelo entendimento de que é importante dialogar com as demais instituições de ensino católico. "Para compreensão da identidade, avaliar por onde caminhamos, nossas ações e posturas, sempre analisando o cenário que está se vivendo", pontuou. Segundo ele, dois temas destacaram-se no encontro. Um deles foi o case de media training da PUC-Rio com os padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. "Foi um belo exemplo para trazermos como reflexão para cá, neste momento em que falamos sobre o Conselho de Mídias e um editorial único para o grupo da Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC)", avaliou.

O segundo ponto importante destacado por Decker foi o da comunicação digital, em especial o Marketing por Conteúdo. Segundo ele, é necessário observar esta tendência na Comunicação e propor ações voltadas ao Marketing por Conteúdo, que serão especialmente facilitadas depois de implantada uma cultura propícia. "Afinal, o que mais temos enquanto Universidade é conteúdo para oferecer aos usuários da Internet, com nossos cursos e oportunidades", disse.

Comunicando
Para a professora Lilian Saback, coordenadora da Assessoria de Comunicação Social da PUC-Rio, eventos como o Fórum de Comunicação e Marketing são essenciais para a construção de uma voz coletiva da comunicação nas instituições católicas de educação. “Esse evento é um pontapé inicial no trabalho que temos pela frente, o de pensar em como comunicar nossa mensagem no mundo de hoje”, destaca a professora.

“Comunicar é sempre um desafio”, afirma o professor Alfredo Fedrizzi, sócio-diretor da Escala Comunicação e Marketing, e um dos palestrantes convidados para o evento. “Para sair na frente, muito além de fazer comunicação, é preciso comunicar com valores”, defende.

Para Fedrizzi, o desafio está em olhar para dentro das instituições. “A tarefa fica muito mais fácil quando se está consciente dos valores que se quer comunicar”. O desafio, segundo ele, está em descobrir uma maneira de fazer com que os valores carregados por essas instituições dialoguem com os valores discutidos em sociedade. “É preciso estar sempre um passo a frente do que acontece no mundo”, dá a dica.

* Na foto, na parte superior direita, o coordenador de Comunicação da UCPel, Cleiton Decker, faz uso da palavra no encontro da ANEC.

** Matéria com informações da ANEC.