/ Notícias / UCPel participa de evento internacional sobre Psicoterapia
UCPel participa de evento internacional sobre Psicoterapia
18.06.2012 | 12:01 | #psicologia
UCPel participa de evento internacional sobre Psicoterapia
O Encontro Internacional da Sociedade de Pesquisa em Psicoterapia que ocorre neste mês terá a participação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os professores Luciano Souza e Ricardo Silva, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, apresentarão sua pesquisa no congresso deste ano, que ocorre em Virginia Beach, nos Estados Unidos.

Em 2009 – na Espanha – e em 2011 – na Suíça -, professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação da UCPel já haviam participado do Congresso, que ocorre anualmente e reúne pesquisadores de todo o mundo. Desta vez, os professores Souza e Silva apresentarão aos grandes nomes da área de psicoteria a pesquisa “A terapia narrativa funciona para a depressão? - Evidências dos ensaios clínicos”.

O estudo foi realizado com pessoas de 18 a 34 anos que apresentavam um quadro de depressão moderada. Depois de identificados, os casos foram divididos e encaminhados para dois tipos de tratamento: a Terapia Cognitiva Comportamental e a Terapia Cognitiva Narrativa. Após sete sessões realizadas no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) por estudantes do último semestre de Psicologia da UCPel, os resultados apresentados pelos pacientes da Terapia Narrativa foram inseridos à pesquisa, que agora será apresentada em âmbito mundial. Souza falará sobre questões do estudo ligadas a ansiedade e Silva, sobre ritmo biológico.

A pesquisa “A terapia narrativa funciona para a depressão?” será apresentada em uma mesa redonda que terá como mediador o professor da Universidade Brigham Young, dos Estados Unidos, Michael Lambert. Ele é um dos motivos da expectativa para a viagem dos professores da UCPel. “Lambert é um grande autor e pesquisador na nossa área de atuação. Não vejo a hora de conhecê-lo”, afirma Souza.

Para o professor Ricardo Silva, participar do Congresso, mesmo que não pela primeira vez, será uma grande oportunidade pessoal e profissional. “É um grande evento que reúne o que há de melhor a ser discutido em psicoterapia. Vamos aprender e aproveitar muito”, disse.

O Congresso da Sociedade de Pesquisa em Psicoterapia ocorrerá do dia 20 ao dia 23.