/ Notícias / UCPel participa de evento da Fundação Bill Gates na África
UCPel participa de evento da Fundação Bill Gates na África
O coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Ricardo Pinheiro, esteve em Nairobi, no Quênia, a convite da Fundação Bill & Melinda Gates. A UCPel é uma das instituições integrantes da instituição, pelo sistema Grandes Desafios - Brasil (Grand Challenges - Brazil). O evento ocorreu de 20 a 26 de fevereiro.

O encontro na África teve o propósito de, em sua primeira etapa, reunir uma parte do grupo de pesquisadores africanos, brasileiros, indianos e norte-americanos ligados ao Programa Saúde para Todas as Crianças (All Children Thriving), da Fundação Bill & Melinda Gates. A intenção era aproximar os participantes do grupo, proporcionando a formação de um verdadeiro "time mundial" de investigadores vinculados ao escopo de atuação do Programa. Além de conhecerem suas realidades, os pesquisadores puderam discutir novas formas de avaliação do desenvolvimento infantil e a possibilidade de estabelecerem medidas de atenção e aferição similares. "A proposta foi uma aproximação com a possibilidade de criarmos uma agenda comum, desenvolvendo atividades padronizadas e em conjunto", observou Pinheiro. Participaram dessa primeira parte do evento cerca de 60 pessoas. Do Brasil, foram seis projetos participantes.

A outra etapa do encontro sediou as discussões do Grand Challenges África, com discussões mais amplas sobre as políticas africanas de investigação científica, projetos vinculados à Fundação Bill & Melinda Gates e da Academia Africana de Ciências, onde ocorreu o evento.

Novas etapas
De 23 a 27 de outubro a UCPel fará parte do Grand Challenges Mundial, que ocorrerá em Londres. Antes disso, porém, a Católica irá receber a visita de representantes da Fundação Bill & Melinda Gates, que estarão na Universidade em abril. Segundo Pinheiro, faz parte da agenda da entidade a visita in loco nas instituições que realizarão os projetos no início das atividades. O projeto da UCPel versa sobre transtornos neuropsiquiátricos maternos no ciclo de gravidez e pós-parto foi um dos nove aprovados no país, concorrendo com mais de 150 propostas.